pataxos agroecologia (6)
Iniciada em outubro de 2020 a execução do projeto ATER AGROECOLOGIA financiado pelo Governo da Bahia sob a coordenação da BAHIATER, vem melhorando a qualidade de vida de famílias no campo. No Sul da Bahia, projetos coordenados pelo Instituto ECOBAHIA, atendem 540 famílias em Pau Brasil, Camacã, Canavieiras, Mascote e Itajú do Colônia no Território Litoral Sul.

pataxos agroecologia (1)

Uma das comunidades atendidas está localizada na Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguassú, onde foi implantado um de núcleo de produção com foco na agroecologia, feito em regime de mutirão pelas etnias Kamakã e Guerem. Os jovens são os principais executores desta ação, que abrange cerca de 6 hectares de plantio de milho, feijão, mandioca, abóbora, quiabo e outras variedades.
pataxos agroecologia (4)

Os Kamakã compõem o povo Pataxó Hã hã hãe, e estão presentes e várias partes da aldeia. São agricultores e agricultoras com tradição de participarem de feiras livres, pois trabalham muito com hortifrutigranjeiro, além atividade de pecuária leiteira, como complementação da renda.
“A comunidade ainda tem muitas dificuldades a serem superadas a exemplo de água tratada, água para auxiliar na irrigação, transporte de mercadorias e estradas vicinais”, mas estamos atuando junto às autoridades municipais e estaduais, para a realização dessas benfeitorias, afirma Nego Elder, do Instituto ECOBAHIA.
pataxos agroecologia (2)

“As comunidades reconhecem a importância das políticas de ATER e do apoio do Governo do Estado aos povos e comunidades tradicionais”, ressalto Nego Elder.