treinamentoPara reforçar a importância dos cuidados com os usuários dos serviços ofertados nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promove, até o dia 17 deste mês, uma série de ações envolvendo os profissionais da área assistencial. As atividades visam também atualizar protocolos e manuais de boas práticas do Ministério da Saúde para o setor.

A programação do “Setembro pela Segurança do Paciente” inclui treinamento sobre a assistência ao recém-nascido no pós-parto (HMN), palestra sobre manejo clínico da Sepse (HCMF), implantação do protocolo de cirurgia e parto seguro (HMN), disseminação do protocolo de comunicação efetiva (HCMF) e circuito interativo, com seis metas de segurança do paciente.

Durante as ações está sendo reforçada a importância da manutenção das metas internacionais de segurança do paciente. As principais são: “Identificação Correta dos Pacientes”, Melhoraria da Segurança de Medicamentos de Alta Vigilância”, “Redução de Riscos de Infecções Associados aos Cuidados em Saúde”, “Comunicação Efetiva”, “Cirurgia Segura” e “Prevenção de Danos Decorrentes de Queda”.

DIA MUNDIAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE

As atividades realizadas nos hospitais Calixto Midlej e Manoel Novaes integram o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de agosto, e visam ainda minimizar riscos e danos para os usuários dos serviços de média e alta complexidade nas unidades administradas pela Santa Casa.

De acordo com levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), os danos ao paciente por eventos adversos estão entre as principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. A estimativa é que 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente devido à atenção insegura em hospitais.

As ações nos dois hospitais são promovidas pelo Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente (EIOSP), em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH), direções técnicas e gerências de enfermagem do HCMF e HMN.