cpi (1)

Foi inaugurada, na manhã de terça-feira (31), uma Sala de Informática, com cinco computadores, para início do Curso de Informática no Conjunto Penal de Itabuna (CPI). O curso é uma proposta da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), com apoio logístico e operacional da equipe do CPI, por meio da Direção e da empresa Socializa, que operacionaliza a Unidade em regime de cogestão com o Governo do Estado.

cpi (3)

A cerimônia de inauguração teve a participação do diretor do CPI, Major PM Adriano Valério Jácome da Silva, do coordenador da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), Walter Nunes Fonseca Júnior, também representada pelas defensoras Luanna Nathallya Lira Ramalho e Priscila Renaldy Rolim de Araújo. Participaram, ainda, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Veloso Leahy, e a coordenadora de Ressocialização da empresa Socializa, Carolinna Tosta.

O diretor Adriano Jácome destacou a parceria com a DPE, que permitiu a implantação da Sala. “Iniciamos com 10 reeducandos, que foram selecionados pela equipe multidisciplinar do Centro de Ressocialização, a partir de critérios psicológicos, sociais e de aptidão, entre outros. Nossa expectativa é aumentar esse número, com os mesmos cuidados terapêuticos-ocupacionais”.

cpi (2)

Para o coordenador da DPE, Walter Júnior, a parceria com o Conjunto Penal foi de fundamental importância para a concretização do projeto da Sala de Informática. “Agradeço à Direção e, principalmente, aos reeducandos que confiaram no projeto e se dispuseram a participar dessa iniciativa piloto. Nosso compromisso é ampliar o número de computadores e dobrar o número de participantes. Para isso queremos contar com a parceria da CDL”, indicou.

Carlos Leahy, da CDL, lembrou que a entidade é parceira do Conjunto Penal de Itabuna e também da DPE. “A CDL participou de muitos projetos aqui no Conjunto Penal, e seguiremos, não apenas a nossa entidade, mas com certeza todas as representações do comércio e das empresas em geral – Sindicom e Associação Comercial – estaremos juntos para colaborar com a ampliação dessa grande iniciativa”.

A coordenadora de Ressocialização da Socializa, Carolinna Tosta, também parabenizou a iniciativa e agradeceu a disponibilidade dos alunos reeducandos. “Essa é uma grande oportunidade, que vai transformar a vida de vocês”, afirmou. O curso será ministrado pelo professor Isaac Matos.