72847A10-129F-43BF-B3E1-91C756DCA5DADurante apresentação do Painel sobre “PPPS de Resíduos Sólidos: projetos de parceria público-privadas”, o secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão, citou a atuação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) na busca de soluções conjuntas para o destino dos resíduos sólidos nos municípios da região do estado da Bahia.

Gonzaga, da Abetre, secretário Pedro Maranhã e Marcos Japu, de Itacaré

Gonzaga, da Abetre, secretário Pedro Maranhã e Marcos Japu, de Itacaré

Na oportunidade, Pedro Maranhão lembrou do encontro com os gestores consorciados, realizado no mês de julho, em Itacaré, e destacou a preocupação do presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, na procura de resoluções conjuntas sobre as responsabilidades dos gestores e as oportunidades para os municípios, e consequentemente, para toda a região, através das ações realizadas a partir do gerenciamento integrado dos resíduos sólidos.

O secretário nacional de Saneamento Básico foi um dos palestrantes do segundo dia do Connected Smart Mobility, que acontece em São Paulo. O evento está sendo acompanhado pelo secretário municipal de Administração de Itacaré, Marcos Vinícios Souza, que na ocasião representa o território litoral sul na busca de informações e cases que podem ser implantados na região.

O painel também contou com a participação do CEO da Estre Ambiental, Hamilton Agle, do presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE) e dos advogados Luiz Gonzaga Pereira e Marcelo Lennertz.

Segundo Pedro Maranhão, dentre os instrumentos administrativos postos à disposição do poder público brasileiro, para a concretude das necessidades coletivas, encontram-se as parcerias público-privadas. Esse mecanismo é cada vez mais utilizado pelos entes estatais, e por isso a importância dos planos e programas com vistas a uma gestão sustentável e integrada em prol dos cidadãos.