Experiência de Itabuna vai a Congresso Virtual de Vigilância Sanitária
O Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna vai participar do 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConVIVS), promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde. A 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde acontece no período de 2 de setembro a 10 de novembro, com o tema “SUS Forte: Vigilância, Serviço e Gestão no Combate à Pandemia”.
O tema do projeto de Itabuna é “Educação Permanente em Saúde: Nós, os nós e os laços em tempos de pandemia”. De acordo com apoiadora institucional de Educação Permanente em Saúde, Dayse Santos, dentre os principais resultados alcançados a partir do relato do município, destacam-se: a ampliação do índice de notificação e monitoramento de casos da Covid-19 pela rede de atenção primária; a maior interlocução entre a rede de atenção primária e o setor de vigilância municipal; a redução da demanda espontânea para a media e alta complexidade; e o reconhecimento da atenção primária enquanto ordenadora da rede e coordenadora do cuidado.
O projeto de Itabuna foi um dos 25 selecionados, dentre os 439 trabalhos inscritos, oriundos das cinco regiões do Brasil, a partir do seu reconhecimento como uma experiência que poderá servir de inspiração para outros trabalhos ao demonstrar a sua aplicabilidade e relevância para o SUS.
“Para nós, a seleção no Congresso é motivo de muita alegria, pois é uma oportunidade de a Atenção Primaria demonstrar e assegurar o seu lugar de ‘Porta de Entrada’ preferencial para a rede SUS. Além disso, mostra o compromisso da gestão municipal com o serviço público de saúde”, comemora a apoiadora Institucional de Educação Permanente em Saúde.


Dê seu voto: