foto coluna aline alineAline Barros

aline (2)A deficiência intelectual e múltipla é caracterizada pela dificuldade que o individuo apresenta, isso vai ocorrer no comportamento, esse comprometimento interfere nas atividades de vida diária do sujeito, seu QI (Quociente de Inteligência) será de 70.

Na Deficiência Múltipla é a junção de duas ou mais deficiência que um pessoas possui, podendo ser física, sensorial, mental e também intelectual, vai haver atraso no desenvolvimento e também na capacidade de adaptação.

 

Dificuldades significativas apresentadas pelas crianças, adolescentes e adultos com:

 

Deficiência Intelectual:

 

– Dificuldades para cuidar de si mesmo, para assumi responsabilidades tanto pessoas e profissionais, controle, dificuldades escolares

– Dificuldades na comunicação e na linguagem, como leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento e memória

– Dificuldades nas habilidades sociais, para lidar com o outro, habilidades de autorregulação e autocontrole

 

Deficiência Múltipla:

– Rotinas diárias

– Comunicação interpessoal

– O não reconhecimento de pessoas do seu convívio

– Movimentos corporais involuntários

Para lidar com as pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla é preciso em primeiro lugar ter empatia e respeito, entendendo que ali tem um ser humano, é importante dá oportunidade, estimulo, ajudar na interação com o ambiente tanto familiar, social e escola.

Nenhum desses comportamentos pode servir de empecilho para que pais, familiares e professores desistam de ensinar habilidades que podem modificar à vida de crianças, adolescentes e adultos.

—-

Aline Barros  é Psicóloga CRP: 03/20650