Buscar o avanço do estado e a melhoria na qualidade de vida da população, por meio do investimento em pesquisa científica, não é nenhuma novidade para a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). Para mostrar na prática os resultados de investimentos recentes, a Fundação, que completa 20 anos este mês, promove, na próxima quinta-feira (12), às 14h, com transmissão pelo canal do Youtube da Secti Bahia, o Seminário de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação para Enfrentamento à Covid-19. Na ocasião, os pesquisadores aprovados serão apresentados aos integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde, da Secretaria de Saúde (Sesab), quando debaterão sobre formas e possibilidades de incorporar no SUS, as tecnologias, metodologias e resultados, frutos das pesquisas realizadas.

O diretor da Fapesb, Márcio Costa, destaca que o evento faz parte das celebrações que acontecem por todo o mês de agosto, devido ao aniversário de 20 anos da Fundação, e que além da apresentação dos resultados alcançados por cada uma das pesquisas, o Seminário vai focar em medidas práticas de como aplicar o conteúdo desenvolvido em ações concretas no Sistema Único de Saúde. “Esta é a forma mais genuína da pesquisa científica, quando vemos a possibilidade de o investimento retornar para a sociedade em forma de benefícios, neste caso, especificamente, em iniciativas que podem auxiliar a população a enfrentar uma crise sanitária de grandes proporções, como é o caso da pandemia de Covid-19. O edital, na época em que foi publicado, veio em caráter emergencial, quando a Fapesb averiguou a necessidade de mobilizar a comunidade científica para desenvolver soluções para o problema. Agora, estamos celebrando os resultados, ao buscar aplicá-los da melhor forma possível, para que o conhecimento seja aproveitado em prol da melhoria na qualidade de vida do povo baiano”.

Aniversário da Fapesb

Celebrado no dia 27 de agosto, o aniversário da Fapesb será comemorado durante todo o mês, ao longo de diversos eventos e ações realizadas junto ao Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Responsável pela abertura das comemorações, o lançamento do edital Tecnova 2, aconteceu na tarde da última quinta-feira (5), junto ao lançamento de uma revista de jornalismo científico que divulga os resultados alcançados pelas empresas apoiadas na primeira edição do projeto. No total, serão investidos R$ 2 milhões em empresas de pequeno e médio porte que trabalhem com produtos, serviços ou processos inovadores. Além disso, a Fapesb se prepara para lançar novos editais, apresentar mais resultados alcançados e realizar outros eventos direcionados à comunidade científica. Para ficar por dentro do cronograma, basta acessar o site da Fapesb e acompanhar as redes sociais.