Jorge Amado (1)A Prefeitura de Ilhéus preparou uma programação especial de comemoração pelo aniversário dos 109 anos de Jorge Amado, com um circuito de manifestações culturais. Nesta terça-feira, 10 de agosto, a secretaria especial de Cultura traz exposições de arte e livros, apresentações culturais com música, teatro, capoeira, contação de histórias e ainda uma live promovida pela Academia de Letras de Ilhéus.

As programação começa logo pela manhã, às 9h, com a reedição da exposição “Bahia de Jorge e outros amados mundos”, da artista ilheense Jane Hilda Badaró, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. A entrada é gratuita, assim como para a Casa de Cultura de Jorge Amado, que também estará aberta a partir das 9 horas com exposição de um acervo de livros do autor e demais escritores ilheenses.

Às 9h30, começará a apresentação do Dj Bruno Vita, do Coletivo Afropanguas, no circuito do quarteirão histórico, com duração até 12h.

As rodas de capoeira também estarão acontecendo a partir das 9h, na praça do Teatro Municipal de Ilhéus Pedro Matos. Seis grupos vão se apresentar durante toda a manhã e a tarde, com as presenças dos mestres Lázaro, Luiz Capeta, Ramiro, contramestres Carlinhos Coruja e Erlon, e os grupos Negra Raiz e Camarada Camaradinha.

A contadora de histórias, Mirian Oliveira, também vai levar seu talento para o público no circuito cultural, assim como os artistas do Grupo Maktub.

Um cortejo será realizado pelo grupo Batuka Gêge no quarteirão Jorge Amado, com apresentação no palco montando em frente ao Teatro.

A partir das 16h30, cantores ilheenses como Itassucy, Edity, Herval Lemos, Délio Santiago, Edu Neto e Laís Marques, vão levar muita música brasileira às 16h30, em frente ao Teatro.

Já às 18h, a Academia de Letras de Ilhéus promoverá uma live com o tema “A obra de Jorge Amado”, com o comentário de Ruy Póvoas e a mediação de Geraldo Lavigne, no Instagram da Academia de Letras de Ilhéus @academiadeletrasdeilheus.