ania (2)

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Diretoria do Centro de Zoonoses (DCZ) da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega de 125 quilos de ração para os animais que se encontram no antigo lixão de Itabuna na tarde desta sexta-feira, dia 6. Semanalmente, são entregues 250 quilos de ração divididos em duas ações.

ania (1)

Toda semana, a equipe do DCZ faz visita técnica para a entrega da alimentação e de água e também, para avaliar a situação. Atualmente, a unidade encontra-se sem espaço para abrigar mais animais, pois, alguns já se encontram em tratamento de doenças e em recuperação de cirurgias de castração no local. Por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde tem um planejamento para a manutenção de mais espaço, e consequentemente, o acolhimento de mais animais de forma gradativa.

A coordenadora da Diretoria do Centro de Zoonoses, Ellen Gleicer dos Santos, afirma que gradativamente os animais serão trazidos, a exemplo dos cães que já se encontram em tratamento, para que possam se recuperar e liberar espaço para novos animais.

“Estamos fazendo as ações de forma gradual para que possamos atender as demandas dos animais do lixão, bem como, realizar o tratamento daqueles que estão doentes. A prioridade é trazer as fêmeas prenhas no período de reprodução. Nesse sentido, faremos uma ação viável e compatível com as condições atuais do Zoonoses,” afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Antunes.

Segundo ela, depois que os animais em tratamento fiquem curados e da castração, haverá proposta de feira para adoção em comunhão com a ONG. “O processo necessita de todo um planejamento progressivo. Já estamos mantendo os animais com alimentação e água no local, tratando alguns deles no DCZ”, afirma.

A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, visitou a Diretoria do Centro de Zoonoses hoje pela manhã para avaliação. “A unidade é grande, mas precisa de manutenção para comportar mais animais. Nesse sentido, providências mais urgentes serão adotadas para que possamos acolher quantidade maior de animais do lixão., Após o tratamento acontecerá ação para adoção,” pontuou.

Além da entrega pela Prefeitura da ração e água, empresas privadas têm se mobilizado em prol da causa e ajudado com doações, a exemplo de pet-shops da cidade e da empresa Padim, que na manhã desta sexta-feira, doou 250 quilos de ração ao Centro de Zoonoses para distribuição aos animais.