rpO Rural Produtivo deste sábado (07) vai visitar a Cooperativa de Produção Agropecuária de Lagoa de Dentro e Região da Serra (COOPAL), em Miguel Calmon, que produz mel, hortaliças, frutas e mandioca. E também, vai conhecer a produção de iogurtes com sabores diferenciados da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (COOPAG), em Várzea Nova. E ainda, mostrar a produção de mandioca da Associação Caliandra, no Assentamento Rio de Ondas em Luís Eduardo Magalhães . Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

Na zona rural do município de Miguel Calmon, os agricultores familiares foram beneficiados com máquinas de raspar a raiz da mandioca e extrator de fécula para melhoria da produção na casa de farinha. Além de equipamentos agrícolas, assistência técnica com orientações no controle de pragas e doenças, serão contemplados com a implantação da Casa do Mel e da indústria de mini processados de frutas e verduras empacotadas a vácuo. Atualmente, a Cooperativa terceiriza a produção em parceria com a Bahia Fruit e comercializa frutas e verduras frescas.

A Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (COOPAG), em Várzea Nova, trabalha com a linha de laticínios, mas se destaca na produção de iogurtes com sabores diferenciados de café, umbú e licuri. Melhorias na Unidade de Beneficiamento de Leite viabilizaram uma queijaria e a qualificação técnica para comercialização e publicidade. Os associados também receberam acompanhamento dos técnicos de campo e mudas de palmas para garantir alimentação dos animais nos períodos de estiagem, gerando renda aos agricultores da região com a comercialização dos produtos nos supermercados da capital baiana.

Em Luís Eduardo Magalhães, no Assentamento Rio de Ondas, a associação tem uma história com a agricultura de subsistência e da mandiocultura. Através de ações, a Unidade de Processamento de Mandioca impulsionou a produção de diversas guloseimas, com destaque para o biscoito, que viabilizou o registro da marca, Delícias do Oeste. Os cinco tipos de biscoitos são comercializados para consumo próprio, nas regiões vizinhas e para merenda escolar. O telespectador ainda vai conhecer as agricultoras pioneiras da Associação Rio de Ondas, Veronice Costa e Rosa Maria, que contam sobre o início da produção e comercialização dos biscoitos.

E ainda, a dona de casa Marta Medeiros vai ensinar a receita de pão de queijo com o queijo de mussarela e coalho da COOPAG, em Várzea Nova. E para finalizar, música com a artista preta independente, cantora e compositora Jann Souza.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia