areas verdesO Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos trabalha diariamente para transformar Itabuna numa cidade referência em organização, limpeza e melhor visual urbanístico. Para isso, tem contado com a adesão de moradores que abraçaram a proposta de transformar pontos viciados de lixo em áreas verdes.

Graças a este empenho dos profissionais da limpeza pública, a Prefeitura tem conseguido a cada dia mais participação das comunidades. Até agora 46 bairros já adotaram a ideia, que surgiu no início da atual gestão quando foram detectados 116 pontos viciados de lixo e entulhos, problema urbano que preocupa a Administração municipal.

Pelos menos em dois locais onde havia terrenos baldios que eram depósito irregular de lixo e entulhos, agora existem plantas ornamentais que dão vida à paisagem.

“É ainda preocupante, o acúmulo de descartes de entulhos em áreas como praças ou terrenos baldios, pois, motiva alguns moradores a também jogar lixo e outros resíduos junto àqueles materiais descartados incorretamente”, diz o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Souza Lino Filho.

“Que bom que essa realidade que está mudando aos poucos, graças à ação permanente de profissionais dos diversos Departamentos, a exemplo de limpeza e iluminação pública e de manutenção que trabalham de forma sincronizada na conscientização da comunidade”, acrescenta.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, confirma que dezenas de moradores abraçaram a proposta do poder público em garantir uma cidade limpa, organizada e bonita. “Esse bom exemplo deve ser seguido por todos”, sugere.

Ele lembra que as pessoas também podem contribuir com o esforço para uma cidade mais limpa denunciando locais onde existem entulhos ou lixo acumulado. O contato do Departamento de Limpeza Pública é (73) 3612–9825. O atendimento funciona das 8 às 14 horas.