uesc parceriaO reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, recebeu na tarde de quarta-feira(4), em seu gabinete, os diretores da Fundação Estatal Saúde de Família – FESF-SUS, Alisson Sousa e Ivonildo Dourado.

 

O objetivo do encontro, conforme o diretor de Gestão, Alisson Souza, foi de estabelecer parceria entre FESF-SUS e a Uesc, através da celebração de um Acordo de Cooperação Técnica, e na possibilidade de projetos de fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS na região, com os municípios, sobretudo na área de formação com criação de residências médica e multiprofissional.

 

O reitor Alessandro Fernandes enfatiza que “desde que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado, em 1990, tem se mostrado um dos maiores sistemas gratuitos e universais do mundo, e em constante aprimoramento, mas, neste momento o SUS está fragilizado e precisa ser defendido e protegido por todos nós. Uma parceria com a FESF-SUS é muito importante para a Universidade, ampliando espaços para residências médica e multprofissional beneficiando a nossa Universidade e a sociedade em geral.

A Fundação Estatal Saúde da Família é um órgão integralmente público, intermunicipal, integrante da administração indireta dos Municípios, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e dotado de personalidade jurídica de direito privado. Esse modelo surge da combinação entre duas modalidades de instituições públicas da administração brasileira: as autarquias e as empresas estatais.