eco sol (1)

Levando conhecimento e promovendo o intercâmbio de experiências, o IV Encontro dos Cesols está sendo realizado desde o último sábado (31) em Porto Seguro. A atividade está capacitando equipes dos territórios Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Piemonte da Diamantina e municípios para atuação nos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols).

eco sol (2)Ao longo do evento participam também o superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, Milton Barbosa, os presidentes da Associação Beneficente Josué de Castro, Diego Felisardo, e da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (Adesba), Romário Meira, além de técnicos dos Cesols envolvidos e da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Na programação foram abordados temas como “Importância e perspectivas dos Centros Públicos Costa do Descobrimento e Extremo Sul; e Piemonte da Diamantina”, “Diálogos sobre estudo de viabilidade econômica nos empreendimentos de economia solidária”, “Gestão criativa e solidária” e “Apresentação de indicadores e metas”. A atividade contou também com a roda de conversa “Política pública da Ecosol” e uma visita ao Centro Cultural Txghu’Rú Mirawê.

Para o coordenador geral no Cesol Costa do Descobrimento e Extremo Sul, Karkaju Pataxó, o encontro foi um momento de integração e aprendizagem. “Pudemos refletir sobre os desafios e atividades que serão realizadas pelos Cesols. Diante desse aprendizado será possível desenvolver um trabalho de qualidade aos empreendimentos assistidos pelas equipes qualificadas pela formação.”, ressalta.

Juliana Leite é agente socioprodutiva no Cesol Piemonte da Diamantina e municípios e destaca o resultado da ação. “Temos mais clareza sobre o que é de fato a economia solidária e quais as estratégias podem ser realizadas na assistência técnica. Acredito que devemos caminhar para o empoderamento e emancipação dos grupos de forma que seja visível o potencial dos produtos.”, avalia.
Os Cesols

Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols) são espaços multifuncionais, de abrangência territorial, com o objetivo de promover a sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários através da oferta da assistência técnica socioprodutiva, com base no conhecimento local, valorização das potencialidades e capacidade de organização dos trabalhadores numa perspectiva emancipatória.

Desde 2013, os Cesols dão assistência técnica a mais de 2.270 empreendimentos atendendo a mais de 10 mil famílias na Bahia com impacto direto a mais de 40 mil pessoas no estado.