depressao ou tristezaCleide Léria Rodrigues

cleide l 2

 

Você já se viu em um quadro muito grande de tristeza e acreditou estar deprimido?

Quero te ajudar a entender a diferença da tristeza e depressão e como lidar com esses sintomas e diferenciar esses sentimentos com o objetivo de viver uma vida mais equilibrada.

Meu nome é Cleide Léria, sou psicóloga clínica ajudo pessoas a aliviar a dor e sofrimento de pessoas que estão em depressão.

Os sintomas da depressão em primeira instância podem ser imperceptíveis e a pessoa não busca ajuda porque acha que é algo que é passageiro.

É comum pessoas que buscam por terapia acreditarem estar vivendo um quadro de depressão, mas na verdade estão passando por um momento de tristeza profunda, isso faz parte do senso comum e acaba passando despercebido por quem sofre e por quem convive com a pessoa com depressão.

Mas é preciso identificar o quanto antes esses sentimentos. Mas, afinal, como diferenciar a tristeza da depressão?

A tristeza é um sentimento normal e necessário quando passamos por situações difíceis. Entretanto, a tristeza é saudável afinal, ficamos tristes diante de uma perda, uma doença um rompimento no relacionamento ou qualquer outra mudança de vida. Concluímos então que a tristeza é um sentimento e a depressão um transtorno.

Enquanto a depressão é uma doença, a relação entre os dois sintomas é que a tristeza é um sintoma da depressão, o que a diferencia é o tempo em que ela persiste e a intensidade. Importante é compreender que além da tristeza, a depressão apresenta outros sintomas podendo ser de ordem genética, hormonal (quando ocorre alterações nos neurotransmissores) causada por alguma doença crônica, traumas, abuso sexual ou associada ao consumo de álcool e outras drogas, e até pensamentos suicidas.

Mas está tudo bem, no primeiro momento não identificar essa diferença dos sintomas porque é papel de um profissional de saúde mental, além disso é comum as pessoas se preocuparem quando a questão é física, mas assim como a diabete, a hipertensão, a depressão têm tratamento e não êxite em buscar apoio profissional mesmo quando acreditar que a tristeza não vai embora.

Agora vou te dar 4 dicas que podem te auxiliar a compreender melhor o que está sentindo e buscar ajuda.

 

  1. Normal X exagerado

O sentimento de tristeza é normal diante de algum evento e dura apenas algumas horas ou poucos dias, enquanto a depressão é algo que sai do controle pois você crê que esse sentimento nunca vai acabar.

  1. Saudável X Vazio interior

Quando estamos tristes normalmente vem a sensação de desencorajamento, mas essa situação passa com o tempo dando lugar a outros sentimentos. Enquanto na depressão você sente um vazio constante que pode levar você a perder o total sentido da sua vida.

  1. energia X cansaço

A tristeza normalmente não impede que você execute suas atividades cotidianas.

Enquanto a depressão deixa você sem energia para praticar até mesmo atividades que antes eram prazerosas, além de isolar-se, provoca o sono excessivo ou insônia, musculatura tensa gerando dores corporais e perda ou ganho de peso de forma exagerada.

  1. Pensamentos negativos X Pensamentos distorcidos

Na tristeza é normal você apresentar pensamentos negativos, enquanto na depressão os pensamentos ficam distorcidos, ou seja, a pessoa não consegue enxergar que os pensamentos são distorções da realidade e sim fruto da sua mente.

E outro sintoma que tem grande associação a depressão é a culpa, a pessoa se culpa apenas por estar vivendo um período complicado, o qual não consegue reagir, ela tem problemas de memória esquecendo fatos antes muito importantes, gerando a perda da autoconfiança e diminuição na sua autoestima.

Entenda que na tristeza, continuamos trabalhando, nos relacionando e na depressão é preciso “tirar um tempo para se cuidar” pois esse sentimento vai interferir em todas as áreas da sua vida até que seja compreendido e ressignificado.

A psicoterapia vai então auxiliar tanto a lidar com a tristeza quanto buscar o alívio na depressão, e a partir da compreensão das causas é possível até mesmo obter mudanças nos relacionamentos familiares e sociais. Além de levar a um reencontro consigo mesmo e a descoberta do verdadeiro sentido da vida.

Se você se identificou com alguns dos sintomas descritos no vídeo, ou tem alguma dúvida, entre em contato comigo através do link abaixo que terei um imenso prazer em atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas em relação ao tratamento da depressão.

 

Cleide Léria Rodrigues

Psicologia Clínica  – CRP03/18383