Convenio itabuna Foto Julia Barreto (2)O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana assinou nesta terça-feira (27) um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Itabuna com vistas a elaboração e execução de atividades conjuntas de pesquisa, ensino e extensão, capacitação, realização de seminários, encontros acadêmicos e programas especiais de curta duração.

O ato de assinatura do acordo faz parte da agenda oficial em comemoração pelos 111 anos de emancipação política do município e foi presidido pelo prefeito Augusto Castro com a presença de secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

Expertise da UESC para o desenvolvimento socioeconômico da cidade 2O documento prevê ainda, o desenvolvimento de atividades de intercâmbio técnico científico, treinamentos, oportunidade para realização de programas de aprimoramento de pessoas, além de outras ações de interesse comum.

De acordo com Alessandro Fernandes “a expertise da Uesc em desenvolver programas é importante e irá contribuir em projetos junto à prefeitura de Itabuna. Será, portanto, um benefício não apenas à população itabunense, por ser esta, uma cidade polo, mas para toda a região. Firmar essa parceria histórica é importante e fundamental.” Declarou o reitor.

De acordo com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, “a ideia é elaborar e executar projetos em parceria, de modo a garantir uma melhor qualidade de vida para a população de Itabuna. Inicialmente, esta ação será viabilizada por meio de ações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. Mas, a intenção é que também outras secretarias sejam atendidas, principalmente pelo know-how da Uesc.”

O secretário Ricardo Xavier, titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, ressalta a importância da união de esforços para a implementação de ações efetivas com vistas a resultados satisfatórios. “O município vai receber uma consultoria, gratuita, com dados exclusivos para realização de projetos e programas que terão resultados diretos em benefícios da população”, comenta.