tve bahiaA partir desta segunda-feira (19) até o final do mês de julho, a TVE vai exibir uma seleção de filmes da 2ª Mostra Cinemas do Brasil, que tem como objetivo tornar os cinemas de rua protagonistas das histórias na tela e contemplar produções de várias cidades do país. As obras vão ao ar às segundas-feiras, às 21h, e às quintas-feiras, às 21h30.

Idealizado por Eudaldo Monção, o projeto apresenta na segunda edição um panorama de filmes que além de homenagear os cinemas de rua, propõe uma reflexão sobre a atual situação destes monumentos arquitetônicos que, em grande parte, estão de portas fechadas e sem nenhum tipo de manutenção. Para abrir a Mostra, o programa “Mulheres Gravando!” exibirá duas obras baianas das cidades de Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista, dirigidas por mulheres.

Nos próximos programas, a emissora exibirá os filmes realizados em 2020, em meio a pandemia, como “Cinemas de Rua em Tempos de Pandemia”. E ainda tem filmes sobre os cinemas de rua, locais guardados na memória, que são do programa “Cinemas de Rua Porque Te Quero” e ainda as produções audiovisuais sobre as salas de cinema de rua localizados Brasil adentro em “Cinemas do Interior”.

E no final do ano, no mês de outubro, será realizada a terceira edição da Mostra Cinemas do Brasil em formato online. Serão exibidos exclusivamente filmes sobre cinemas de rua do país, personagens de cinema e ações cineclubistas, com destaque para obras produzidas na pandemia de 2020/2021.

Confira a programação:

Dia 19, segunda-feira, às 21h

Programa “Mulheres Gravando”

Dia 22, quinta-feira, às 21h30

Programa “Cinemas de Rua em Tempos de Pandemia”

Dia 26, segunda-feira, às 21h

Programa “Cinema de Rua Porque Te Quero “

Dia 29, quinta-feira, às 21h30

Programa “Cinemas do Interior”

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia