fake newsUm vídeo gravado pelo governador Rui Costa em 29 de novembro de 2018 foi editado de forma criminosa para confundir servidores públicos e aposentados do Governo do Estado da Bahia. A versão falsa, amplamente divulgada em grupos de WhatsApp e redes sociais, tem 46 segundos e o título “Veja o que Rui vai fazer com os servidores e aposentados”. Com cortes de edição bruscos e informações completamente descontextualizadas, o vídeo falso dá a entender que Rui Costa vai reduzir 40% de todos os salários dos servidores e aposentados. As informações são falsas.

No vídeo original, que foi amplamente divulgado pela imprensa e publicado nas redes sociais de Rui Costa (veja aqui: https://bit.ly/3iGLfCq) o governador fala sobre a adoção de medidas que visavam garantir, na época, o equilíbrio financeiro do Estado e o pagamento dos servidores ativos e aposentados. O vídeo verdadeiro tem 3 minutos e 47 segundos de duração e foi publicado nas redes sociais de Rui Costa e amplamente divulgado pela imprensa. De acordo com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), não há qualquer previsão de corte de salário e de benefícios.

A Bahia permanece entre os poucos estados que pagam os salários dos servidores rigorosamente em dia e dentro do mês trabalhado, segue honrando os compromissos com fornecedores e mantém a atividade do setor público, preservando o ritmo dos investimentos. O pleno funcionamento da máquina pública é fruto de uma estratégia vitoriosa sob a liderança do governador Rui Costa, baseada no equilíbrio das contas públicas por meio de qualificação do gasto, modernização do fisco e combate à sonegação.

No Diário Oficial do Estado (DOE) dos dias 23 e 24 de janeiro deste ano, foi publicada a tabela de pagamento do funcionalismo para todo o ano de 2021, o que tornou público o compromisso da administração estadual com os servidores. A tabela pode ser acessada no Portal do Servidor, neste link: http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/2021-01-21/governo-da-bahia-publica-tabela-de-pagamento-do-funcionalismo-estadual-em-2021.