licores

Chegou o mês de junho e com ele o São João, a maior festa da agricultura familiar. Pela Bahia, a produção e comercialização da bebida junina típica, saborosa e mais querida desta época, o licor, está em pleno vapor, com os mais variados sabores.

WhatsApp Image 2021-06-10 at 07.02.10 (1)No Território Litoral Sul, o sabor do licor vem do principal produto cultivado na região, o cacau, que deu origem ao licor de mel de cacau. O sabor diferenciado é da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), de Ilhéus, que traz a marca Natucoa, e, também, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, que administra a marca Bahia Cacau.

O presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo, afirma que o licor de mel de cacau já virou tradição no arraiá da Bahia Cacau: “Um produto feito de forma artesanal, que segue a linha dos nossos demais produtos, feitos com muita qualidade. Tem um sabor único, que agrada ao paladar dos nossos clientes”.

WhatsApp Image 2021-06-09 at 17.22.32Já no  Território Sisal, em Monte Santo, a Associação Tapera, vinculada à Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor) tem licores nos sabores jenipapo, umbu, licuri, cajá, amendoim, maracujá do mato, maracujá, abacaxi e maracujá cremoso.

Cleonice Costa, agricultora e uma das produtoras de licor da Associação Tapera, conta que, apesar da pandemia, a expectativa este ano é de aumentar as vendas: “Estamos otimistas. No ano passado, chegamos a produzir 900 litros e, este ano, a gente tá na expectativa de comercializar, aproximadamente, 2 mil litros de licor. Um licor que a gente produz aqui, com frutos nativos da região e, principalmente, da comunidade. Foi essa produção variada que despertou a gente para produzir licor”.

Outra organização, que traz os sabores da Caatinga na produção de licor, é Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, que produz licor artesanal nos sabores de umbu e de maracujá da Caatinga. O azedo peculiar dos dois frutos da Caatinga é o diferencial na degustação da bebida.

As cooperativas Coopersabor, Coopercuc e Coopessba e Coopfesba são apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A Coopersabor e a Coopercuc recebem investimento dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, e a Coopessba e Coopfesba, do Bahia Produtiva. Os recursos são aplicados desde a base produtiva até a comercialização dos produtos.

Para adquirir os licores entre em contato, por meio do Instagram das cooperativas @montesabores05, coopercuc_gravetero, @bahiacacau e @natucoachocolate. Para o público soteropolitano, alguns licores podem adquiridos por meio de plataformas digitais como o site: coophub.com.br e a startup Escoaf (www.escoarbrasil.com.br).