ansiedade

Cleide Léria Rodrigues

cleide leriaJá parou para pensar como a ansiedade tem impactado a sua vida? Como você lida com a ansiedade?

Eu quero te ajudar com x dicas para lidar com a ansiedade que podem te ajudar, seja você ou alguém que esteja passando por isso.

Sou psicóloga clínica e ajudo a buscar equilíbrio nas suas emoções, ou de seus familiares que estejam passando por essas situações.

A ansiedade sempre teve muito impacto na minha vida e na grande maioria das pessoas, esse grande mal-estar físico e psíquico traz prejuízos para a saúde emocional, social, familiar, profissional e educacional e na maior parte das vezes traz prejuízo também diante de situações adversas que podem ser resolvidas no tempo devido.

É preciso mudar a forma de enxergar a ansiedade e buscar novos caminhos, modificar hábitos em busca de uma vida tranquila e equilibrada e mais feliz independente de qualquer crise e, estar atento para as consequências que a ansiedade podendo acarretar outras doenças caso não seja tratada no tempo certo.

Essas doenças surgem como: transtorno de ansiedade generalizada, Transtornos fóbicos ansiosos (Síndrome do pânico, fobia social, transtorno obsessivo compulsivo), agorafobia, transtorno de ansiedade social, TEPT – Transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade da doença, luto, transtorno bipolar, e depressivos, transtorno de conduta, transtorno de oposição desafiante.

Isso acontece porque nossa mente é uma máquina de produzir pensamentos cujo intuito é nos proteger de possíveis sofrimentos. Porém, incontrolavelmente desenvolvemos alguns mecanismos que, no primeiro momento é natural e a pessoa não reconhece a gravidade do adoecimento.

Ainda mais atualmente que: “infelizmente” tudo que vivenciamos por causa da COVID, não pode ser apagado das nossas histórias pois, é comum sentirmos medo, insegurança, frustrações, tédio, impaciência, desesperança, estresse, ansiedade, depressão, tornando as pessoas mais fragilizadas.

Mas, não se desespere, afinal a ansiedade tem tratamento e é possível ter uma vida funcional e feliz, assim como pessoas convivem com outros tipos de adoecimento que demanda tratamento.

O fato é que todos nós temos nosso tempo para fazer algo, seja em qual situação for – como se diz: “tudo no seu devido tempo “, e aprender a controlar a ansiedade pode ajudar as pessoas a chegar da melhor forma possível ao seu objetivo, então seja sábio, paciente e, “tudo na hora certa”. Entendo que, mesmo que pareça ser impossível controlar a ansiedade neste momento de crises que tanto causa instabilidade e incertezas e podemos transformar tudo isso em algo positivo e recomeçar, sabendo como nos proteger por dentro, para não nos deixar abalar emocionalmente por nenhum fator externo que possa surgir no nosso dia a dia.

Agora, vou te passar algumas estratégias para te ajudar a lidar com sua ansiedade e assim ter mais qualidade de vida no seu dia a dia.

 

1.       Aceite sua ansiedade – Não tente fugir ou controlá-la

Aceite- a, por mais desconfortáveis que sejam os sintomas da ansiedade lutar contra ela só vai intensificá-la.

2.       Concentre -se na sua respiração

Respire devagar, calmamente – Inspire o ar pelo nariz contando até 4, segure o ar contando até 2 e solte o ar pela boca, contando até 6. Esse é o ritmo da respiração.

3.       Seja realista

Veja as coisas de maneira realista, examine os seus pensamentos de forma realista. Questione – se: Qual a probabilidade do que tememos acontecer? Quais as chances reais? Quais as evidências de que esse pensamento é verdadeiro? Sempre questione os seus pensamentos!

4.       Contemple as coisas ao seu redor

Foque no aqui e agora olhe em volta, observe cada detalhe (sons, cores, cheiros, formatos, texturas, etc… Assim, você vai ficar no tempo presente e se distrair dos sintomas de ansiedade.

5.       Mantenha – se em atividades

Aja como se não estivesse ansioso. Não se desespere interrompendo todas as atividades para tentar fugir ou controlar a ansiedade. Diminua o ritmo faça as coisas com mais calma, mas mantenha – se ativo, fazendo as atividades que normalmente faz.

6.       Pratique exercícios físicos

Esteja consciente das experiências, sensações e atividades do tempo presente. Preste uma atenção mais cuidadora ao que está acontecendo no seu corpo e na sua mente agora, no momento presente.

Sendo assim: Se você sente ansioso e não consegue ter controle sobre o que está sentindo, busca ajuda de um profissional psicólogo de sua confiança, venha fazer terapia, pois ela não é só para alguém que possui transtorno mental. A terapia é um momento que dedicamos a nós mesmos, para compreender mais profundamente os nossos sentimentos, pensamentos e ações. E investir na sua saúde emocional é você cuidar de Si com a prevenção.

Agora me conta, você passa por isso, faz sentido para você? Que tal praticar essas dicas para lidar com a sua ansiedade de maneira equilibrada e funcional.

E se essa postagem foi útil para você ou algum conhecido, ????ou adorar saber

d???????????????? ???????????? ????????????????????????á???????????? ou entre em contato através das minhas redes sociais.

@cleideleria.psicologa.

Cleide Léria Rodrigues

Psicologia Clínica CRP03/18383

Clínica Mente Saudável

??(73)988182419

Itabuna Bahia Brasil.