Itabuna, com o Rio Cachoeira caudaloso como sempre deveria ser, num final de tarde gris.

I

A partir desta segunda-feira (26), até sexta-feira (30), a cidade de Itabuna recebe a visita do projeto Energia com Cidadania, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

No novo formato, por causa das medidas preventivas contra a COVID-19, uma dupla de atendentes se desloca em um veículo, acompanhado de um carro de som, e vai parando de porta em porta dos clientes que atendem aos critérios definidos pelo projeto (confira critérios abaixo). As visitas são realizadas das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

Até março de 2020, quando foi suspenso por causa da covid-19, o projeto da Coelba funcionava num caminhão que rodava os municípios potiguares fazendo a substituição de lâmpadas ineficientes por LED e realizando palestras.

“Adotamos medidas rigorosas de prevenção à COVID-19, em conformidade com o estabelecido pelos órgãos públicos competentes”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Coelba, Ana Mascarenhas. “O Energia com Cidadania é ainda mais importante neste momento, por beneficiar os clientes com redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca da lâmpada e fomentar ações de sustentabilidade”, complementa.

 

Ao longo de todo o ano de 2020, o projeto Energia com Cidadania já substituiu 85 mil lâmpadas ineficientes por LED e mais de 19 mil lâmpadas em 107 instituições de comunidades de baixa renda.

 

Critérios para participar da troca de lâmpadas:

 

Ser cliente residencial ou rural-residencial;
Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);
Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
Não ter débitos com a Concessionária;
Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).
Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).