ismael ivoEm homenagem ao bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, a TVE apresenta nesta quinta-feira (22), às 22h30, o espetáculo de sua autoria “A flor da pele”. Ismael Ivo foi um dos mais renomados profissionais da dança em todo o mundo e faleceu aos 66 anos, por complicações da Covid-19. O coreógrafo atuou por mais de três décadas na Europa e dirigiu o Balé da Cidade de São Paulo, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo.
A montagem “A Flor da Pele” foi coreografada por Ismael, sob direção artística de Jorge Vermelho e estreou na Bahia em 2010. O espetáculo contou com a participação especial da Orquestra 2 de Julho, integrante do Neojiba, executando a trilha sonora, formada por obras do compositor austríaco Gustav Mahler. A atração investigou a memória e os momentos importantes vividos por cada intérprete.


A apresentação utilizou o corpo como um passaporte e como um documento do tempo atual, identificador de momentos importantes de mudanças. Como exemplos: Qual o fato ou situação na vida de cada um, onde você se depara num beco sem saída? Qual o evento mais marcante onde a vida de cada um dá uma guinada? Sua sinopse afirmava que “para o bem ou mal, somos forçados a rever coisas, mudar, transformar, fazer metamorfoses”.