Aldeia indígena Pau Brasil (3)

Na semana em que reforçamos a luta dos Povos Indígenas, destacamos a importância de se construir elos que fortaleçam a agricultura nas comunidades. Com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Biofábrica da Bahia promove ações que visam o fortalecimento das relações com os povos. Nesse sentido, a Biofábrica entregou mais 20 mil mudas de mandioca ao povo Pataxó Hã-Hã-Hãe da Aldeia Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, na Região da Água Vermelha, município de Pau Brasil, Litoral Sul, por meio do Instituto Ecobahia.

Aldeia indígena Pau Brasil (4)

As mudas foram plantadas pelo Coletivo de Produção Vardo Trajano. “Agradecemos a parceria do Instituto Biofábrica e da SDR pela doação das mudas para hoje estarmos fazendo esse plantio”, disse o Cacique Flávio Trajano.

Uma das lideranças do movimento, o vereador Elder Almeida explicou o projeto que está sendo implantado no município. “Nesse local estamos implantando um sistema agroflorestal em parceria com a Cooap, o Instituto Ecobahia e a Teia dos Povos. A ideia é implantarmos em Pau Brasil 100 hectares de alimento, começando agora com quatro hectares. Agradecemos à direção do Instituto Biofábrica, ao secretário da SDR, Josias Gomes, e dizer que essa ação tem o total apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural”.

“Apesar da pandemia, estamos conseguindo chegar às comunidades para entregar o que há de melhor em tecnologia para a qualidade do plantio. Nessa semana, em especial, destacamos a nossa frutífera relação com os povos indígenas da Bahia, que contam com o nosso apoio, juntamente com a SDR e o secretário Josias Gomes”, acrescentou o diretor-presidente da Biofábrica, Jackson Moreira.