mes do jornlalistaNo dia 7 de abril comemora-se o Dia do Jornalista. No dia 14 é a data de criação da Associação dos Jornalistas da Bahia, organização que depois se transformou em Sinjorba. E em 17, acontece o aniversário de 70 anos de concessão da Carta Sindical da entidade pelo Ministério do Trabalho. Um mês marcado por momentos importantes da organização dos jornalistas baianos.
Para marcar este mês importante a diretoria do Sinjorba preparou uma série de atividades de debate e formação. A primeira já acontece nesta quarta (07), um bate-papo com o premiado jornalista José Raimundo, ex-repórter da TV Bahia e especial da Rede Globo, com uma carreira respeitada, marcada pela ética e compromisso profissional.

No dia 19 de abril acontece um bate-papo com ex-presidentes do Sindicato para  um resgate dos últimos 40 anos da entidade, uma troca de experiências e vivências importante para debatermos o futuro do Sinjorba e da organização coletiva. Foram convidados para o evento seis ex-presidentes da entidade: Carlos Navarro, Raimundo Lima, Alberto Freitas, Heloisa Sampaio, Kardé Mourão e Marjorie Moura.

Formação

Em outra frente, foram organizados  dois eventos de formação e capacitação profissional. Um curso com o professor Yuri Almeida, dias 13 e 15 de abril, com o tema Assessoria de Comunicação na Era das Redes Sociais, para o qual já temos 30 inscritos. Já no dia 24 de abril a pauta é sobre o banco de dados e pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujas inscrições serão abertas esta semana, com dicas e caminhos mais interessantes para acessar essas informações no portal do órgão na Internet.
Calendário

07 de abril, 20h (no Instagram/Youtube) – Bate papo: “As Mudanças no Mundo do Trabalho e os Desafios do Jornalismo”, com José Raimundo

13 e 15 de abril, 19h30 às 21h (no Zoom) – Curso: “Assessoria de Comunicação na Era das Redes Sociais”, com Yuri Almeida

19 de abril, 19h30 (no Youtube) – Roda de conversa: “Sinjorba, 70 anos, Experiências e Vivências”, com seis ex-presidentes da entidade

24 de abril, 9h às 12h30 (no Webex, acesso por navegador de internet) – Curso: “O IBGE e Suas Principais Pesquisas/ Fontes de Dados Estatísticos”, com Gabriel Ferreira (Supervisão de Disseminação de Informações do Instituto)