Cleide Léria Rodrigues

cleide leriaSe você é uma pessoa ansiosa ou sofre de algum transtorno de ansiedade, numa circunstância da pandemia pode sentir-se perdido e apavorado.

Vou apresentar algumas sugestões práticas sobre o que você pode realizar para impedir que sua ansiedade aumente. Sendo que a ansiedade e depressão é tratável.

Embora a sua ansiedade possa estar atingindo níveis elevadíssimos, existem muitas ações úteis que pode realizar. Eu vinha pensando em uma forma de ajudar essas pessoas diante desse momento difícil que estamos vivenciando, quando todos nós fomos impactados pela necessidade de isolamento social, incertezas sobre a doença e vacinação. Além das questões pessoais e emocionais surgirem com toda a força!

Além dos sintomas respiratórios que são mais conhecidos, o vírus pode dar sintomas neurológicos como dor de cabeça, dificuldade em sentir cheiro e dor. Nas pesquisas está sendo feita e alguns autores vem observando sintomas psicológicos de depressão e ansiedade relacionados à própria infecção do vírus.

A hipótese é que estaria relacionado com inflamações no corpo gerado por ela. As pesquisas ainda não sabem informar qual o comportamento que o vírus pode provocar no corpo e se realmente pode provocar estes sintomas da depressão e ansiedade.

Então em tempos como esses, é importante parar um pouco e olharmos para nós, olhar ao nosso redor e se preparar psicologicamente para ter saúde emocional equilibrada.

Vou falar três sugestões práticas que podem ajudar você, ou alguém que você conheça que esteja precisando.

1- Estabelecer limites

Passar grande parte do seu tempo livre, assistir TV no seu canal preferido, navegar nas redes sociais pode colocá-lo num estado constante de ansiedade. Ouvir ou ver a todo momento acontecimentos sobre o perigo aumenta a nossa percepção de ameaça.

Em vez disso, a dica é marcar horários específicos para verificar as atualizações sobre a evolução da situação. Desta forma você mantém-se informado sem estar iludido constantemente com o problema e ver bombardeado com informações negativas.

Falar o mínimo possível sobre a pandemia. Isso não só ajudará alimentar a sua ansiedade, mas também ajudará as outras pessoas que estejam ao seu redor.

2- Identifique padrões de seu Pânico?

Se você tem tendência a ter ataques de pânico é, fácil confundir esses sintomas (por exemplo: por falta de ar) com os sintomas respiratórios do coronavirus. Isso pode fazer com que você se dirija as urgências e correr o risco de uma possível exposição ao vírus. É por isso que é importante prestar atenção ao que precipita os seus sintomas.

Os sintomas de pânico não são contínuos no tempo, geralmente vem e vão, enquanto os sintomas do vírus não. Então, se você está com dificuldade em respirar enquanto assiste ao noticiário ou pensa sobre a pandemia, poderá ser devido a sua ansiedade alertado desenvolver um ataque de pânico.

A melhor maneira de lidar com ataque de pânico é aceitá-lo, os ataques de pânico não são tão perigosos quanto pensa e que pode aprender a lidar com eles.

3- Lembre-se dos seus valores

Na grande maioria das vezes não podemos mudar as nossas circunstâncias, mas podemos escolher que tipo de pessoa queremos ser nesta crise e agir de acordo com os nossos valores.

Se está lutando com o aumento e o agravamento dos sintomas de ansiedade, não deixe de procurar um importante profissional. Na verdade você pode falar com um profissional qualificado para te orientar a superar isso. Certamente irá ser capaz.

 

(Generoso etc al;2021. Neurobiology oferece COVID-19: HOW CAM te vírus affect Theodore Braune?)