drivacinaA Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai aplicar a vacina contra o novo coronavírus em pacientes que fazem hemodiálise, já que foram inseridos no grupo de risco, pela Comissão Inter-Gestora Bipartite da Bahia (CIB). A expectativa é que a imunização aconteça a partir da próxima segunda-feira, dia 29.

Ontem, Itabuna comemorou os números de aplicação de doses da vacina contra a Covid-19, ao atingir 88.62%. Por superar a meta de 85%, o município foi beneficiado com a chegada de mais 5.010 novas doses que serão destinadas à imunização de idosos acima de 70 anos e para pacientes de hemodiálise.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Camila Brito, ao todo 149 pessoas em tratamento de problemas renais serão vacinadas com o imunizante Coronavac. E, após 28 dias, vão receber a segunda dose. “A vacina nesse grupo é fundamental, porque já mobiliza o sistema imunológico contra o vírus”, disse ela.

Além dos pacientes submetidos a hemodiálise, a Prefeitura vai realizar a quarta e última etapa de vacinação dos profissionais que trabalham na rede particular de saúde. A imunização vai acontecer nesta sexta-feira, dia 26, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), localizada na Avenida Manoel Chaves, no Bairro São Caetano.

“Nossa expectativa é vacinar 700 profissionais com a primeira dose, já disponível para quem fez o cadastro por correio eletrônico (e-mail)”, explicou Camila Brito. Serão aplicadas vacinas Coronavac, na primeira dose, e Oxford/AstraZeneca nos grupos que vão tomar a segunda dose. “É obrigatório que seja apresentado o documento de identidade (RG) e Carteira do Conselho Profissional”, lembrou.

DRIVE-THRU

Nesta quinta-feira, dia 25, por exemplo, equipes de vacinadores imunizarão na 1ª dose idosos com idade entre 70 e 79 anos e acima dessa faixa etária, na modalidade drive-thru nas praças do Rotary, no Góes Calmon, e na Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima. A vacinação terá início as 9 e prossegue até as 14 horas. As unidades de Saúde também continuarão vacinando normalmente.