canal spA Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, está executando a desobstrução e limpeza do canal de macrodrenagem do Bairro São Pedro. A ação foi determinada pelo prefeito Augusto Castro em atendimento ao pedido de providências apresentado pelo vereador Fabrício Dias Nunes da Silva, o Fabrício Pancadinha (PMN).

Com cerca de 4,5 km de extensão, o canal de macrodrenagem do São Pedro deságua no Rio Cachoeira, na altura de um conjunto residencial, numa região chamada do Mutucugê. Para Diego Gama, é um serviço edificante que atende as necessidades de infraestrutura do bairro. “A gente está feliz com o serviço porque vai acabar o mau cheiro e as nuvens de insetos”.

A estudante Maria José dos Santos afirma que a execução da limpeza do canal é uma bênção, porque os moradores no seu entorno sofriam com alagamentos em períodos de chuva ou com a invasão de muriçocas, animais peçonhentos e ratos em suas casas. “Portanto, a gente está sendo beneficiada. É uma bênção esta ação que atende a comunidade”, declaro.

Residente à Rua General Câmara, nas proximidades do canal, a estudante acrescenta que o prefeito Augusto Castro está cuidando da saúde da população da parte baixa do São Pedro. “Há muitos anos o canal carecia de limpeza. Vejo que o serviço está sendo muito bem feito, com a retirada dos dejetos do leito e remoção do lixo. A gente sofreu no verão com o aumento dos mosquitos. Estão de parabéns o vereador e o prefeito”, assinalou.

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo está executando um programa de limpeza dos canais de macrodrenagem nos diversos bairros da cidade, sob a coordenação do secretário Almir Melo Jr. No caso do canal do São Pedro, os serviços estão sendo acompanhados pelo superintendente de Serviço Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, que tem tido o auxílio de moradores e do vereador Fabrício Pancandinha.