4 - XXI_Thomas Demand OA

Oscar D’Ambrosio

O calendário cristão teve início no ano 1 depois de Cristo porque não houve o ano zero. Portanto, o século 21 não começou em 2000, mas em 2001. As décadas, em consequência, começam no ano 1 de cada uma delas. Esta série vai enfocar brevemente 21 obras de arte do século 21, de 2001 a 2021.

Escultor e fotógrafo alemão, Thomas Demand (1964) realiza trabalhos em que fotografa modelos tridimensionais feitos de papelão e papel de salas em que ocorreram eventos históricos. A semelhança das imagens com a realidade questiona a função das imagens no mundo contemporâneo de deixarem de ser representações do real para serem o próprio real.

“Kitchen” (2004) é uma foto (133 x 165 cm, impressa em c-print) baseada em registros visuais que soldados dos EUA fizeram no espaço em Tikrit (Iraque) onde o líder Saddam Hussein foi capturado em 2003. Após uma primeira impressão de realidade, observa-se, por exemplo, que o “fogão” não tem marcadores de temperatura e que as embalagens não apresentam rótulos.

O poder de “verdade” das fotos, que não têm a presença humana, é assim indagado. Para reforçar a ideia de “mentira” de suas obras conceituais, Demand destrói seus modelos de tamanho natural logo após terem sido fotografados. Resta assim apena a falsa cozinha fotografada a partir de uma reconstrução escultórica do artista de um local que de fato existiu.

oscar 2

 

Oscar D’Ambrosio é graduado em Jornalismo pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP e doutor e pós-doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.