traumas

Cleide Léria Rodrigues

leriaOs traumas emocionais, são multicausais e nem sempre possui um diagnóstico, pois estes diagnósticos variam de pessoa para pessoa e nem sempre é fácil, tanto aceitar quando lidar com eles. Muitas pessoas guardam esses traumas trancados a sete chaves, preferindo se calarem sobre estes sentimentos de dor do que aceitar o tratamento deles e os cuidados necessários, provindo desde a aceitação e abertura pra lidar e trata-los.

Portanto, o abuso emocional não somente deixam marcas na pele, mas principalmente deixam marcas profundas, feridas na alma e no espirito da pessoa, sendo difíceis de cicatrizar, curar, superar e seguir em frente.

Há situações em que a pessoa vive diante do desprezo, da ignorância ou da crítica do abusador, que são os principais elementos a respeito de um relacionamento abusivo. Uma palavra, um gesto ou simplesmente um silêncio podem ser o suficiente para ferir a pessoa, e com isso ela vai sendo anestesiada antes de qualquer possibilidade de rebelião e de ação, porque o medo e a culpa que são sentidas por conta deste abuso o impede de enxergar. O abuso emocional é um processo de destruição psicológica, no qual a força emocional de uma pessoa é completamente violada e destruída.

O abuso emocional é uma realidade muito presente em nossos dias e a nossa volta, não tem idade, sexo ou status sociais que impedem isto. Seja o abuso no casal ou na família, até mesmo no trabalho e nas amizades.

Todos nós podemos ser vítima desta situação à qualquer momento de nossas vidas, simplesmente pelo fato do abuso emocional ser um processo silencioso, deixando uma consequência devastadora para a pessoa que foi a vítima do abuso.

As feridas invisíveis na alma, pouco visíveis pelos olhos, são feridas profundas que atingem os lugares mais profundos do interior das vítimas, fazendo com que elas não criem forças para desenterra-las e se tratarem, trancando em um lugar intocável, dentro da escuridão interior causada por estes abusos, fazendo com que se torne difícil falar sobre isto, as vezes nem faladas, são sentidas terrivelmente pela própria pessoa, na alma e na pele em alguns casos, que as guarda ou esconde.

Estas feridas se originam pelo desprezo dentro do abuso emocional, feridas estas guardadas e enraizadas no medo, culpa e/ou dúvida, impossibilitando a pessoa de ter qualquer tipo de ação para se livrar desta situação, deste abuso, perdendo as forças para lutar, esquecendo de si mesmas.

Através disto, o mais importante é que a vítima não se dê por perdida, não se sinta sozinha, que veja a possibilidade e a oportunidade de abandonar esta situação e buscar a sua cura, o seu tratamento e se cuidar acima de tudo e saber que essas feridas podem SIM ser curadas, sempre se precisa lembrar disto, da força interior e também com ajuda psicológica, que tem por sua função guiar e ajudar a se curar e seguir o seu próprio caminho.

 

Cleide Rodrigues

Psicóloga CRP03/18383