Prefeito de Itabuna, Augusto Castro - Foto Pedro Augusto (1)
O prefeito de Itabuna Augusto Castro garantiu a instalação de um hospital de campanha com 35 leitos clínicos e de UTI e também assegurou que irá seguir a ampliação das medidas restritivas por mais dois dias, seguindo o que determina o novo Decreto Estadual, assinado pelo governador Rui Costa.
“Vamos instalar um hospital de campanha com novos 35 leitos clínicos e de UTI para ajudar no enfrentamento da covid e seguir o decreto estadual que prorroga por mais 48 horas a suspensão de atividades não essenciais. nossos hospitais chegaram a ocupação máxima. Por isso, vamos instalar um hospital de campanha com novos 35 leitos clínicos e de UTI para ajudar no enfrentamento da covid”, garantiu Castro.
Segundo o prefeito, as medidas são necessárias diante do avanço da covid. “Estamos preocupado com a atividade econômica, mas principalmente com a vida de nossa gente, sabemos que o remédio é amargo, nenhum gestor gosta de ter que tomar medidas duras, mas nesse momento temos que buscar evitar o colapso na nossa rede de saúde e salvar vidas”, disse o prefeito.
Novos protocolos de segurança
O último estudo epidemiológico da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, divulgado na última quinta-feira (dia 25), aponta que em Itabuna houve o crescimento de 13,01 por cento de novos casos da Covid. “Somos o segundo município em número de óbitos, com ocupação em 100 por cento em leitos clínicos e de UTIs, neste final de semana onze pacientes aguardavam na UPA por regulamentação para ser internados”, revelou a secretária de Saúde Lívia Mendes.
A secretária disse que o prefeito Augusto Castro pediu que se busque novos procedimentos de segurança para que se possa reduzir as medidas restritivas. “Vamos discutir com os seguimentos da sociedade novos procedimentos e aplicar para que na quarta as atividades retornem com mais segurança”, afirmou a secretária de Saúde.
O presidente da CDL, Carlos Leahy, se disse supresso com a decisão do governador de ampliar as medidas restritivas, porém o prefeito Augusto Castro, garantiu que junto com a equipe de enfrentamento a Covid, vão estudar novas medidas protetivas que serão aplicadas no comércio de Itabuna e para que após essas 48 horas o comércio volte a funcionar com mais segurança.
“Muitos comerciantes não foram informados sobre esse novo decreto do governador, o prefeito fez contato com a gente e se mostrou bastante preocupado e nos garantiu que novos procedimentos de segurança serão adotados, para que na quarta o comercio volte a funcionar” confirmou Leahy.