osc

Oscar D’Ambrosio

 

O calendário cristão teve início no ano 1 depois de Cristo porque não houve o ano zero. Portanto, o século 21 não começou em 2000, mas em 2001. As décadas, em consequência, começam no ano 1 de cada uma delas. Esta série vai enfocar brevemente 21 obras de arte do século 21, de 2001 a 2021.

“99 Cent II”, díptico de 2001 (a primeira obra é de 1999, em um sutil trocadilho com o título), é formado por fotografias coloridas, cada uma com 2,07 x 3,37 m, de Andreas Gursky (Alemanha, 1955). As obras retratam o interior de um supermercado com corredores repletos de mercadorias com o valor indicado no título, sendo uma crítica à sociedade de consumo.

As pessoas aparecem diminutas e o amálgama de cores sugere uma grande abstração ou um código de barras. Foram feitos seis conjuntos apresentados em caixas de acrílico. Quando foi leiloado, na Sotheby’s, em 2007, o díptico alcançou o preço de US$ 3,34 milhões, então o valor mais alto para um trabalho fotográfico.

Alteradas digitalmente para reduzir a perspectiva e obter o efeito desejado, as imagens são resultado de impressão colorida cromogênica (“c-print”), processo químico utilizado em laboratórios rápidos que gera reproduções de cores que somem com o tempo. Como as mercadorias de 99 cents, talvez as fotos durem pouco, só que por um alto preço.

oscar 2

Oscar D’Ambrosio é graduado em Jornalismo pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP e doutor e pós-doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.