hanna thame fisioterapia animal
coronavirus 155 livros do thame

pets

Edval Pessoa e a reciclagem que se transforma em arte

artee 6

Apresento nesta semana um grande e talentoso representante da Arte de Ribeirão Preto- SP / Brasil – Edval Pessoa, com formação acadêmica: Arquitetura e Urbanismo. Seus primeiros contatos com a arte foram na pré-adolescência através do hábito de desenhar personagens de revistas em quadrinhos. Por morar no interior do Pará, seu contato com a arte era mínimo. Somente com sua chegada em Ribeirão Preto/SP no ano de 1969, é que iniciou pra valer seu mergulho no universo artístico, tendo acesso às informações e conhecimento da arte. Seguindo para pintura em tela e chegando até a sua impressionante arte, onde utiliza como matéria prima, fitas recicladas.

arte 2

Uma minuciosa arte de trabalhar as fitas recicladas numa linda combinação de cores e formas que resulta numa verdadeira obra de arte. Em suas entrevistas procura dizer que não escolheu a arte, acredita que ela o escolheu. Edval Pessoa é autodidata, fascinado pela Arte Contemporânea. Busca retratar de forma mais precisa seu pensamento e sentimento, pessoas, animais, natureza, tudo que é belo e impressiona aos olhos, como na imagem abaixo de um de seus belíssimos trabalhos.

arte 3

Edval Pessoa, não tem um tema favorito, ele vai criando de acordo com seus sentimentos e emoções. Relata que a arte Contemporânea é isso, nos faz viajar no imaginário, e quando voltamos, uma obra surge pronta, idealizada seja: esculturas, desenho ou uma pintura. Com relação aos materiais usados ele escolhe aquilo que sua imaginação escolhe, lonas de caminhão, tecidos, metais, fios, linhas etc.

arte 4

Quando  inicia uma obra, faz alguns esboços, realiza algumas pesquisas, seja ela física (material), ou via on-line. Para cada tema, segue suas  emoções, sentimentos ou atualidade. Quando perguntado qual artista o inspira, sua resposta foi: Pessoa: Jesus Cristo – Pessoa Artista: Lygia Testa, Tomie Ohtake e outros. Referindo-se ao seu trabalho diz ser  muito importante fazer o que você ama e se sentir bem com o seu papel no mundo.

arte 5

O artista participou de algumas exposições em que recebeu premiações e menções honrosas por seu belo trabalho. PERSEVERANÇA, é a palavra que descreve o artista e recomenda a todos que estão iniciando no caminho da Arte, assim como imagino que deve usar na criação e construção de suas obras. Perseverança, atenção, paciência, criatividade, e amor por aquilo que faz.

Contatos : Facebook: https://www.facebook.com/ edval.pessoa

Instagram: Edval Pessoa is on Instagram • 830 posts on their profile

lu

 

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

4 Responses to “Edval Pessoa e a reciclagem que se transforma em arte”

  • Belíssimos trabalhos… parabéns!!!!

  • Que legal! Artista incrível , com uma arte super linda e diferenciada. Sou fã.

  • Maria Jose disse:

    Encantada com o belíssimo trabalho deste artista ! Criativo e perseverante como bem descreve a Luciane ! Parabéns ! Abraços Maria Jose

  • Ana Cunha disse:

    Conheci o Edval antes de conhecer sua arte e, quando conheci, fiquei absolutamente encantada, tanto é que tenho um trabalho dele em lugar de destaque em minha casa. A arte do Edval é autoral e única. Através das cores, na maioria das vezes intensas, com as fitas, vai elaborando as curvas características, formando imagens, sugerindo imagens e, na maioria das vezes, deixando-nos divagar e encontrar nossa própria interpretação. O Edval passeia por diversos estilos está sempre buscando novos materiais para seu trabalho, como os últimos, feitos em papelão. Transita pela arte contemporânea, com a mesma desenvoltura que transita pela arte acadêmica, pelo design em mobiliário (criou uma cadeira maravilhosa com as curvas e o colorido que o caracterizam) e pela escultura em metal. É um artista completo.

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
fevereiro 2021
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28