Empresas da área da área de Tecnologia da Informação da Índia, que possuem negócios no Brasil, se reuniram virtualmente com os representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), junto as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Planejamento (Seplan), a Assessoria Internacional do Governo do Estado, o Senai Cimatec e a Embaixada da Índia. Na ocasião, que foi liderada pela secretária Adélia Pinheiro e o Embaixador da Índia no Brasil, Sr Suresh Reddy, os representantes das empresas indianas puderam conhecer mais sobre o cenário baiano quando o assunto é investimento, assim como apresentaram seus interesses em estabelecer parcerias estratégicas na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e CTI.

inddia

De acordo com a secretária Adélia Pinheiro, esta é a terceira reunião entre o Governo do Estado e Índia, e a Secti foi direcionada pelo governador Rui Costa, para liderar a relação entre o país estrangeiro e a Bahia. “Na nossa última reunião com o Embaixador da Índia e o primeiro secretário da Embaixada da Índia no Brasil, nós apresentamos as potencialidades do Estado e registramos o interesse em dialogar com empresas indianas que tivessem interesse em estabelecer parcerias com a Bahia. Na reunião desta quarta-feira, quatro empresas indianas com atividade no Brasil foram chamadas pela Embaixada para que em conjunto com as diversos órgãos do Governo do Estado e o Senai Cimatec, pudéssemos dialogar e apresentar o ambiente da nossa região para realização de negócios, e também, para conhecer as ações, serviços e interesses dessas empresas em estabelecer parceiras com a Bahia”. A secretária ainda destacou que as quatro empresas demonstraram satisfação na forma como a gestão do Governo realiza a aquisição de serviços de TI e demonstraram interesse em conhecer o Estado e as suas políticas de atração de investimento.

Além disso, o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, afirma que a reunião é de extrema importância, sendo inclusive um desdobramento após o encontro que o governador Rui Costa teve com a Embaixada da Índia, no início deste mês. “A Embaixada da Índia destacou algumas empresas da área de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de parcerias estratégicas com a Bahia e hoje, na reunião, foram apresentados indicativos e encaminhamentos para a atração de investimentos e para a política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Continuaremos dialogando neste sentido, inclusive com o envolvimento do Senai Cimatec e do Parque Tecnológico”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.