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Vamos falar sobre ansiedade?

Cleide  Léria Rodrigues

 

leriaDados da organização Mundial de Saúde (OMS) apontam, que a prevalência mundial do transtorno de ansiedade e de 3,6%.

A ansiedade é uma reação que todo individuo experimenta diante de alguma situação do dia a dia camo  falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego. Véspera de provas, exames de saúde, entre outros.

Porém, se essas vivências forem experimentadas de forma mais frequente e muito intensa pode ser cansiderada patológica, caracterizando um quadro de transtorno mental.

E é um quadro de comorbidade muito frequente na depressão, em especial no transtorno depressivo maior.

 

Suas principais características estão ligadas a um estímulo que está ligado ao fator cognitivo, ou seja, a forma como interpretamos esses instintos ambientais e ou fisiológicos.

O medo é uma emoção ou estado neurofisiológico que antecede à ansiedade. Ele é a resposta emocional a ameaça iminente Real ou percebida.E a ansiedade  por sua vez corresponde ao sistema de resposta cognitivas, afetivas e comportamentais. E esse sistema está voltado ao futuro, ou seja, é a antecipação de ameaça futura.

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Como podemos saber quando a ansiedade normal ou patológicas?

Principais características clinicas;

1-    Cognição disfuncional – pensamentos, memórias e percepção destora dos estados de alerta.

2-    Funcionamentos prejudicados e não conseguir executar suas tarefas diárias, socialização prejudicada, fuga e evitar situações.

3-    Manutenção. Condição clinica persistente

4-    Alarmes falsos: ocorre na ausência de qualquer estimulo presente.

5-    Hipersensibilidade- associação da ameaça a outros estímulos presentes.

6-    Sintomas físicos em altos níveis: taquicardia, tremores, boca seca, aceleração cardíaca, desmaio, entre outros.

Instrumentos mais utilizados para analise diagnostica. Escala de ansiedade de Beck ou inventário de Ansiedade de Beck (BAI) consiste em 21 questões sobre como o indivíduo tem se sentido na última semana, expressar sintomas comuns de ansiedade, como sudorese e sintomas de angustia.

Cada questão apresenta possíveis respostas, e a que se assemelha mais com o estado mental do indivíduo deve ser realizada, moderados e atrelados, a ameaças reais;

No entanto a ansiedade é sentida em níveis exagerados ou em ocasiões onde não há motivos, acaba atrapalhando a vida diária da pessoa, causa do sofrimento. Então a ansiedade se torna patológica segundo Magalhães Camargo

 

Mas de acordo com as autoras Margarida e Rosana, a ansiedade é um estado de alerta que nos faz sentir desconforto mental e/ou físico, com pensamentos de antecipados e sentimentos difíceis da vida.

Os sintomas da ansiedade são angustia constante, preocupação excessiva, desespero, medo irracional, insegurança, falta de humor, sentimentos e dor.

A ansiedade é um alerta do corpo que ajuda em novos desafios, mas atrapalha quando se torna rotina. Dessa forma, é possível que a ansiedade se torne um grande problema quando ocorre de forma frequente e rotineira.

E é a partir dessas mudanças emocionais que precisamos ficar atentos pata encarar a ansiedade, o desafio de se superar o incomodo.

 

Segundo o manual de diagnóstico e estatística de transtornos mentais DSM-5) a ansiedade é a antecipação apressiva de perigo ou fuga, acompanhada por um sentimento de preocupação, sofrimento e /ou sintomas somáticos de tensão, os pensamentos negativos e o medo são presentes, o foco do perigo antes visto pode ser interno ou externo.

A ansiedade é positiva quando apresentada em níveis moderados e atrelados, a ameaças reais;

No entanto a ansiedade é sentida em níveis exagerados ou em ocasiões onde não há motivos, acaba atrapalhando a vida diária da pessoa, causa do sofrimento. Então a ansiedade se torna patológica segundo Magalhães Camargo.

 

Mas de acordo com as autoras Margarida e Rosana, a ansiedade é um estado de alerta que nos faz sentir desconforto mental e/ou físico, com pensamentos de antecipados e sentimentos difíceis da vida.

Os sintomas da ansiedade são angustia constante, preocupação excessiva, desespero, medo irracional, insegurança, falta de humor, sentimentos e dor.

 

PENSAMENTOS

Falta de concentração, pensamentos confusos e constantes, preocupação exageradas em relação a realidade.

 

SONO

Irritabilidade e dificuldade para dormir, pensamentos descontrolados na hora de dormir.

 

CORPO

Tensão muscular, dores no corpo, dor de barriga, podendo ter diarreia, tontura e sensação de desmaio, dores de cabeça e tremores.

 

COMPORTAMENTO

Sensação de que algo ruim vai acontecer, medo constante, descontrolado, sobre os próprios pensamentos.

 

ANSIEDADE

NORMAL X PATOLÓGICA

 

AUTO DIALOGO

Você tem escutado a sí mesmo?

Tem se questionado sobre seus pensamentos e atitudes?

É importante olhar para dentro, mais é muito desafiador , mas entrar em contato com o que sentimos, conectar com que somos por vezes pode parecer difícil, mais é necessário, a conexão consigo mesmo faz você conectar com sua própria história e sendo assim é preciso exercitar diariamente, escutando se investigando – se ,ficando atento aos seus sentimentos e pensamentos diante de situações diárias de vida.

A ansiedade é o medo que está relacionado ao desamparo que foi criado ao longo da vida, quanto mais nos conhecemos mais nos vemos diminuindo essa ansiedade.

1ª aceite o problema e busque a solução: primeiramente, você deve aceitar que possui esse tipo de dificuldade e após isso, é preciso que você entenda, que provavelmente há momentos de seu passado (infância e adolescência) que influenciaram negativamente sua confiança e transformaram você em uma pessoa desmotivada que é hoje. Desta forma, é preciso identificar o que causa (no passado / e que causa no presente ) esses comportamentos irracionais relacionar e trabalhar reduzindo externamente os mesmos, de forma que você seja tudo aquilo que nasceu para ser, ou seja, um campeão.

Além do mais existe várias técnicas que podemos usar para controlar a ansiedade

1-     á respiração é uma delas, aprender essa técnica é muito importante no momento de crise.

2-    Fazer exercícios físicos ou buscar uma atividade prazerosa.

3-    Busque praticar autoconhecimento e entender como você pode minimizar a ansiedade que tanto vem atrapalhando sua vida.

 

REFERÊNCIAS

www.interfacesaberes,fafica-pe.edu.br/index.php/iport1/article/view/533/274

 

Olá, você acredita que todas as pessoas deveriam ter acesso a um profissional de saúde mental para falar de suas uas  anustias, tristezas e inseguranças, medos, tão caras e vinculadas a existência humana? Que todo mundo pode ter um espaço só seu, para falar de seus sofrimentos de sua dor a um profissional de escuta qualificada, sem julgamentos ou críticas? Eu acredito que sim. Por meio da escuta psicológica, podemos abordar as questões que lhe incomodam em sua vida pessoal e profissional. Cada indivíduo é único e singular, composto por questões biológicas, psíquicas e sociais, e dentro desta perspectiva gostaria de te ouvir, para saber o que está acontecendo com você, e pensarmos juntos sobre suas ansiedades, angustias, dores, inseguranças e medo. Pela abordagem psicoterapia breve com ênfase em  psicanálise, lhe ofereço a escuta sobre suas questões atuais bem como a construção ao longo de sua história e as perspectivas futuras que tem, na busca de ressignificação, aceitação e compreensão sobre si. E então, vamos conversar?

Para saber um pouco mais sobre meu trabalho e minha forma de pensar a Psicologia, acesse minhas redes sociais @psicologacleideleriarodrigues,site:cleiderodrues.com.br..Lá você encontrará conteúdos sobre ansiedade/depressão..

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Cleide Léria Rodrigues  é Psicóloga,  com Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e atua na questão do controle da ansiedade e depressão – jonves/adultos e idosos.

 

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Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

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