vacina idosos ItabunaAssim como aconteceu na primeira etapa, que imunizou idosos acima de 90 anos também para esse novo público o esquema de vacinação funciona no sistema drive-thru, organizado no estacionamento do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP, no Centro) e nas praças Antoninho Queiroz, no Fátima, e do Rotary, no Góes Calmon, até as 14 horas.

Com 15 profissionais diretamente envolvidas nesse trabalho, a coordenadora de Imunização Camila Brito indica que Itabuna já recebeu 6.397 doses da vacina contra o Coronavírus, sendo que 1.380 chegaram ontem, o que possibilitou estender o público-alvo da campanha para os idosos da nova faixa etária. Os idosos com 90 anos ou mais que ainda não receberam a vacina também podem comparecer a um dos locais de vacinação.

Além dos idosos a partir de 85 anos, a campanha de vacinação envolve também profissionais de saúde que atuam diretamente no atendimento à população.

Com 102 anos, a idosa Maria Lopes de Sousa recebeu sua primeira dose da vacina. Para ela, “receber essa dose significa poder ter de novo por perto os familiares que a gente tanto ama, com segurança e sem medo”, afirmou. Ela ficou bastante feliz com a oportunidade de imunização.

A coordenadora Camila Brito esclarece que o município não segue um calendário de vacinação pré-definido, porque a definição dos grupos que vão sendo vacinados a cada semana se dá a partir da chegada gradual das vacinas em quantidades que são disponibilizadas diretamente pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia.

“É importante dizer que muitas pessoas estão ansiosas para entrar na fila. Mas é preciso ter calma, porque no momento certo, com as vacinas chegando à Rede de Frio, todo mundo será vacinado. Para isso, faremos a divulgação de cada um dos grupos prioritários com bastante antecedência”, completou a coordenadora.

Uma outra fase importante, que também se iniciou hoje, é a vacinação de idosos com dificuldade de locomoção, que acontece por agendamento e de acordo com a quantidade de vacinas disponíveis no município. Para agendar, os familiares devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UNS) ou à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, portando os documentos do idoso (RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS).

A Secretaria Municipal de Saúde estima ter atingido 50% dos idosos com idade acima de 90 anos, resultado considerado muito positivo, já que muitos têm dificuldades para se locomover.