hanna thame fisioterapia animal
universidade lasalle coronavirus 155 livros do thame



CONSED empossa novos secretários e visa fortalecer regime de colaboração com o MEC e os municípios para volta às aulas

educ 1

A volta às aulas no contexto da pandemia do novo Coronavírus norteou as discussões da primeira reunião presencial do ano do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), realizada, nesta terça-feira (9), em Brasília. Na ocasião, o conselho empossou a nova diretoria, que tem à frente como presidente o secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tomou posse como membro do Conselho Fiscal.

educ 2

Uma das principais preocupações dos secretários estaduais de todo o país durante o encontro, foi o fortalecimento das frentes de trabalho por uma agenda de aprendizagem, em regime de colaboração com o Ministério da Educação (MEC), as prefeituras, as secretarias de Educação, as instituições de Ensino Superior e a sociedade civil organizada.
O presidente empossado do CONSED, Vitor de Angelo, falou da importância do regime de colaboração para a superação dos problemas educacionais ainda mais evidenciados com a pandemia. “Não há como enfrentarmos a pandemia sem um regime de colaboração com o MEC e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), para não falarmos das universidades, dos professores, dos estudantes, das famílias, dos sindicatos e das mais diversas organizações da sociedade civil. Reafirmo, enquanto CONSED, o nosso comprometimento com a continuidade da agenda da aprendizagem, construída em colaboração com a UNDIME, e conto com cada um e cada uma de vocês nesta caminhada”, afirmou.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pelo Estado da Bahia, como a formação de um comitê para um protocolo conjunto de volta às aulas. O comitê é formado por representantes do Estado, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, pela UNDIME e UPB (União dos Prefeitos da Bahia), e envolverá outras instituições, como os órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público Estadual. O secretário Jerônimo afirmou que a decisão do Governo da Bahia é preservar as vidas e que, por isto, optou por não retomar as aulas, considerando os indicadores sobre a Covid-19 na Bahia.

Para Jerônimo, o grande desafio na volta às aulas é garantir a permanência dos estudantes nas escolas. “Neste momento, as nossas palavras-chaves são “nenhum estudante a menos”. Faremos uma busca ativa assim que as aulas retomarem e a agenda da aprendizagem vai correr em paralelo”, afirmou, ao acrescentar a união de esforços para assegurar, também, a aprendizagem. “O planejamento pedagógico foi feito, está em discussão para o aprimoramento com todos os sujeitos da Educação na Bahia e prevê o ensino híbrido. Importante destacar a qualidade e o compromisso dos nossos professores e trabalhadores da Educação e reafirmar que todos os esforços são e continuarão sendo empreendidos para que cada estudante tenha assegurado o seu direito de aprender”, afirmou.

Novo CONSED – Além do presidente, o CONSED também deu posse aos vice-presidentes das regiões. Cecilia Motta passará a ser a primeira vice-presidente, pela região Centro-Oeste. O secretário do Rio Grande do Norte, Getúlio Ferreira, será o segundo vice, pela região Nordeste. A secretária de Roraima, Leila Perussolo, foi eleita pela região Norte e será a terceira vice. Já o presidente da região Sudeste será o secretário do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt. Na presidência do Conselho Fiscal continuará o secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto. Ao seu lado, além do secretário Jerônimo Rodrigues, estarão os secretários de Rondônia, Suamy Vivecananda; de Goiás, Fátima Gavioli; de Alagoas, Fábio Guedes; e do Piauí, Ellen Gera.

Também participaram da posse do CONSED o ministro da Educação, Milton Ribeiro; a secretária de Educação Básica do MEC, Izabel Pessoa; o presidente do INEP, Alexandre Lopes; o presidente do FNDE, Marcelo Lopes; o presidente da UNDIME, Luiz Miguel Garcia; e a deputada Professora Dorinha, relatora do FUNDEB e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
fevereiro 2021
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28