Valdece, Eric Junior e João Leão (2)Em uma noite marcada por depoimentos emocionantes, lágrimas, apresentação do projeto do novo Hospital São Lucas e homenagens a três personalidades que receberam a Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna encerrou, na quinta-feira (28), as celebrações pelos seus 104 anos de fundação. O dia de festa começou com uma missa celebrada pelo bispo de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, na Catedral São José, às 8h, e apresentação do coral da SCMI.

À noite, no Teatro Candinha Dória, ocorreu a entrega da comenda que leva o nome do idealizador da Santa Casa de Itabuna, mantenedora dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. A benção e os trabalhos foram abertos pelo padre Gilvan de Oliveira. Sétima inaugurada na Bahia, em 1917, a instituição tem sido fundamental nesse período de pandemia, com mais de 4 mil atendimentos e 1.300 internamentos de pacientes positivados para o novo coronavírus.

FÁBIO VILAS-BOAS

Valdece, José Saturnino e Fábio Vilas Boa_DSC4814_1LinearEntre as personalidades que receberam a Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto está o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que destacou a importância da estrutura da Santa Casa de Itabuna para a população do interior do estado, principalmente nessa pandemia, período em que a busca pelos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aumentou consideravelmente.

Ao agradecer pela homenagem, o secretário falou sobre a história do Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto e recordou-se que conheceu os serviços da Santa Casa quando o sogro, que é de Ilhéus, infartou e precisou ser internado no Calixto Midlej Filho. “Isso há muito tempo, quando eu ainda era estudante de Medicina. O pai da minha esposa recebeu um atendimento adequado e do mesmo nível dos hospitais dos grandes centros, qualidade esta que fez diferença e salvou a vida dele”, relatou.

O secretário destacou ainda que a Santa Casa é pioneira e referência em diversos serviços prestados à população. “Presta serviço de excelência nas áreas de oncologia, obstetrícia, cardiologia, hemoterapia e hemodiálise, dentre tantos outros”, observou, acrescentando que esses serviços são reconhecidos em todo o estado.

MAIS HOMENAGEADOS

A médica da rede básica de saúde de Itabuna e diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, foi outra homenageada com a Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto. A médica chorou ao falar de sua trajetória, da infância pobre até o melhor momento da carreira profissional. “Minha mãe era professora. Uma mulher zelosa e muito exigente. Meu pai, apesar de não ter estudo formal, era um ferrenho defensor da educação como um agente transformador em nossas vidas”, disse.

Fabiane Chávez recordou-se do dia em que recebeu o telefonema do médico Jaime Nascimento, então diretor do Hospital Manoel, oferecendo-lhe uma vaga na unidade. “Lá se vão 19 anos. Nesse período, chorei de alegria e tristeza. Aprendi a travar a boa luta. Passei acreditar no incrível e ter a certeza que nasci para cuidar do outro. Meus dias não são fáceis, mas são cheios de vida. Muita vida”, discursou ao receber a medalha após receber a medalha do médico e comendador Jaime Nascimento.

Outra personalidade que recebeu a comenda foi o ex-provedor da Santa Casa de Itabuna, o médico Eric Ettinger de Menezes Júnior, cuja entrega da medalha foi feita pelo vice-governador da Bahia, João Leão. O vice-governador destacou que o homenageado é um profissional excelente, dedicado e que tem salvado muitas vidas.

O médico Eric Ettinger Júnior se emocionou com a homenagem e destacou a luta de todos para a manutenção de um serviço de qualidade na Santa Casa. “É uma instituição muito importante para a Bahia não só pelos serviços de saúde que são ofertados, como também, na geração de empregos e renda”. Ele lembrou-se da importância da família na sua carreira profissional e do trabalho desenvolvido pelos funcionários da instituição.

Entre os convidados estavam a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, representando o prefeito Augusto Castro; provedor da Santa Casa de Ilhéus, Eusínio Lavigne Gesteira; diretor técnico do Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, José Américo; representantes da TV Bandeirantes Augusto Correia Lima (diretor Nordeste) e Edmilson Vaz (diretor regional Bahia); comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, coronel Ferreira Lopes; presidente da Fundação de Assistência à Saúde (Fasi), Eduardo Kowalski, o presidente da Associação Comercial de Itabuna, Sérgio Velanes, o vereador Israel Cardoso, representando a Câmara Municipal.