Inovação e tecnologiaApós uma semana de workshops para educadores da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), prepara um calendário com atividades voltadas para áreas de tecnologias e inovações.

 

Para dar início as atividades, o IAT promoveu na última semana a Game Jam Educacional, uma série de workshops preparatórios para a Game Jam Global 2021. A ação aconteceu no canal do IAT no Youtube com o objetivo de trazer o conceito de gamificação e aprendizagem baseada em jogos para os educadores da rede estadual no qual foram oferecidas oficinas de RPG, jogos de tabuleiro e jogos 3D.

 

As atividades contaram com cerca de 130 participantes em suas transmissões e, segundo a Coordenadora de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Geisa Santos, esta ação é mais um incentivo para educadores que têm interesse em jogos como ferramenta de educação. “Superou nossas expectativas. Tivemos uma ótima recepção do público ao vivo, como também no número de inscritos. Ouvimos e lemos muitos pedidos para novos cursos de formação na área de desenvolvimento de jogos, não só do público da Bahia, como também de outros Estados”, contou.

Compondo as ações na área de tecnologia acontece no mês de março o STEAM TECHCAMP BA+. A atividade reunirá especialistas em tecnologia e educação, do Brasil e do Exterior, com educadores da educação básica para compartilhar e ampliar conhecimentos sobre as diferentes ferramentas, práticas e estratégias de ensino. O local e as datas do evento serão divulgados no próximo mês no portal do IAT.