upaA Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou os profissionais da UPA – 24 horas, do Bairro Monte Cristo, na tarde de terça-feira, 19. Ao todo, 97 pessoas, entre médicos, enfermeiros, e técnicos, e recepcionistas, tomaram a primeira dose da Coronavac.

“Para nós é um dia que vai ficar na historia. Agora de fato, temos uma proteção a mais”, disse Rafaela Caldas, coordenadora de enfermagem da UPA.

Ontem, Itabuna recebeu cerca de 2.200 doses da vacina, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no domingo. O uso emergencial da Coronavac exigiu a elaboração de um Plano de Municipal de Vacinação pelo município, que nesta primeira fase contempla apenas os profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

A coordenadora de Imunização do Itabuna, Camila Brito, afirmou que após 21 dias, a segunda dose será aplicada neste grupo prioritário, mas que os cuidados precisam ser mantidos. “É importante lembrar que só 15 dias após a segunda dose, o organismos da pessoa vai criar os anticorpos”, explicou.

A UPA – 24 horas é referência no atendimento a pacientes com a Covid-19. A Unidade conta com 14 leitos, para estabilização, onde ficam as pessoas em estado mais grave.

“Só quem trabalhou durante os dias mais críticos da pandemia sabe a importância que tem esse momento” disse a farmacêutica Camila Branquinho, que também foi imunizada na terça. Para ela a vacina representa uma dose de esperança na luta contra o Corovavíus.

A fonoaudióloga Mariana Silva, que faz parte do Programa Melhor em Casa, falou que a sensação foi de recomeço ao tomar a Coronavac. “Não imaginava que a vacina iria chegar em um prazo de 72 horas. Estou aliviada e mais otimista” disse emocionada.