sec saudeMembros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) se reuniram na tarde desta quinta-feira, dia 14, com a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, a subsecretária Lânia Peixoto e o secretário de Governo Josué Brandão Júnior . Os conselheiros apresentaram algumas demandas emergenciais para viabilizar o trabalho cotidiano da entidade.
Dentre as demandas mais urgentes, estão a conclusão da reforma da sede do Conselho Municipal de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da regularização de funcionários que prestam serviço à instituição. Atualmente, a situação do Conselho é precária.

“A empresa contratada na gestão passada para realizar as melhorias na sede do Conselho, abandonou as obras o que tem causado imenso transtorno ao funcionamento da instituição. O mesmo aconteceu com as obras de reforma de unidades de saúde do município”, disse Karla Lúcia Oliveira, primeira-secretária do CMS.

ATENÇÃO BÁSICA

Outro ponto de preocupação dos conselheiros está relacionado ao quadro funcional, uma vez que o Conselho conta com cinco servidores, sendo que apenas dois são do quadro efetivo do município e os demais contratados. “Nesta semana, a Prefeitura baixou decreto dispensando os servidores contratados. Diante disto, ficamos praticamente imobilizados”, explicou o vice-presidente Carlos Eduardo Silva.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liamara Bricídio, citou a importância de estabelecer um diálogo permanente com a nova gestão. Segundo ele, devido a sucessivas trocas de titularidade na Secretaria de Saúde na administração municipal anterior, houve a descontinuidade do trabalho, o que contribuiu para agravar o ainda mais o atendimento a população”, disse.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes, ouviu as demandas dos conselheiros e ressaltou o valor do diálogo e o empenho da administração do prefeito Augusto Castro em solucionar os problemas. “Buscamos o apoio da Secretaria de Infraestrutura para avaliar a situação dos postos e unidades de saúde, junto com nossos técnicos. Vamos visitar a sede do Conselho para a conclusão das obras.

COMPROMISSO

Ela enfatizou o compromisso do prefeito Augusto Castro em fazer funcionar a Atenção Básica para que a população seja bem atendida na “Porta de entrada do SUS”. “Vamos trabalhar firme para dar uma nova cara à Atenção Básica. Por isso, não mediremos esforços para que isso aconteça e esperamos contar com o apoio do Conselho Municipal de Saúde”, afirmou.

O secretário de Governo, Josué Brandão Júnior, destacou o papel fiscalizador do CMS e a transparência na aplicação dos recursos por parte do gestor. “O olhar atento do Conselho Municipal de Saúde na aplicação do recurso público é o ganho para toda sociedade”, enfatizou.

Já a subsecretária de Saúde Lânia Peixoto falou da importância e da necessidade do trabalho em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde. Para isso, uma das propostas é realizar visitas técnicas nas unidades na companhia de representantes do Conselho. “É viável a realização de visitas às unidades junto com os conselheiros. Assim ganhamos tempo e centramos esforços na solução de problemas”, frisou.

URBIS IV

Pela manhã, a secretária Lívia Mendes e a subsecretária Lânia Peixoto estiveram na Unidade de Saúde da Família Elson Duarte, no bairro Urbis IV, para participar de um café da manhã a convite dos funcionários da unidade. A visita foi acompanhada pelo Danilo Freitas Santos (Danilo do Nova Itabuna), do PSL.

Na avaliação de Edson Neri, o intuito do evento foi para que as titulares da saúde tivessem conhecimento do atendimento prestado à população, as dificuldades e carências da unidade. “Passamos as demandas e acreditamos na sensibilidade do prefeito Augusto Castro, da secretária Lívia Mendes e da subsecretária Lania Peixoto. Aqui atendemos os mais carentes” , concluiu.