A Companhia de Teatro Pedra & Espinho realiza em Itajuípe, entre os dias 6 a 15 de janeiro de 2021, seleção de atores, músicos e técnicos para participação no processo de criação e execução do espetáculo musical: ITAHUIPE- antes das Pedras e dos Espinhos.

itajuipe
O projeto cultural proposto pelo jovem itajuipense Rafael Batista, tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia -Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Nesta primeira etapa de execução do projeto serão efetuadas a contratação de equipe e serviços, planejamento, preparação do espaço e audições de elenco/músicos, realizadas de segunda à sexta, na Casa de caridade Vovó Nanã. Estima-se ofertar 40 empregos temporários locais, dos quais 15 serão em caráter de bolsa, no valor de R$300,00.
Após as audições, com divulgação prevista dos resultados para o dia 27 de janeiro, os atores contemplados participarão do processo de pesquisa, produção e encenação da obra, cuja autoria é do pesquisador cênico Luiz Guimarães e direção de José Carlos Ngão, ambos artistas premiados e voluntários do projeto.
Para além do debate técnico sobre a forma de elaboração da peça teatral, ITAHUIPE promove o resgate da memória e identidade cultural da comunidade itajuipense, indo de encontro a narrativa construída numa perspectiva dos ditos “desbravadores”, colocando em evidência os povos indígenas que ocupavam a região onde se formou a cidade antes do período de derrubada da mata para o plantio do cacau.