feira eco solNa semana que se comemora o Dia Nacional da Economia Solidária, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul dá início a uma feira no Shopping Jequitibá, em Itabuna. O evento começa nesta quinta, 17, e segue até 15 de janeiro de 2021, próximo à praça do papai noel. Clientes encontrarão produtos das regiões Sul, Sertão São Francisco, Sertão Produtivo, Litoral Norte, Sudoeste e município de Itapetinga.AA8286D8-FA48-4E91-AFD7-881E9BB7A96B

Itens como geleias, panetones, chocolates e derivados do cacau, licor, cachaça, artesanatos e até Kafta de peixe poderão ser adquiridos pelos consumidores. Alguns produtos estarão disponíveis para degustação no local. São aceitos todos os cartões de débito e crédito e as vendas beneficiam diretamente grupos produtivos que atuam de forma coletiva nos seus territórios.

Café agroecológico, biscoito de polvilho, geleia de umbu, linguiça de bode defumada e fresca, sarapatel de bode, molho de tomate orgânico e beijus de maracujá e açafrão da terra, além de queijos especiais de leite de cabra com vinho e cachaça na composição, queijo coalho e ricota também serão comercializados.1ADD7B0D-8FB1-4FD6-94F4-46103B3E55E1

A Feira de Economia Solidária tem início na manhã desta quinta, mas a abertura oficial será às 19h30 na loja e contará com a presença dos expositores, equipe do Cesol Litoral Sul, representante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência de Economia Solidária (Sesol), clientes e parceiros. A ação segue todos os protocolos de saúde contra a COVID-19 e tem o apoio do governo do estado através da Setre.

Durante o período de funcionamento da feira, a loja Empório do Litoral, do Cesol Litoral Sul, estará fechada. Os clientes encontrarão o mix de produtos no Shopping Jequitibá.

Economia Solidária na pandemia

Desde março, quando a pandemia do Coronavírus despontou no Brasil e no mundo, produtores da economia solidária interromperam atividades presenciais e buscaram formas de se reinventar para seguir atuando remotamente comercializando seus produtos. Em junho foi realizado o Festival Virtual da Economia Solidária “São João da Minha Terra”, que contou com atrações culturais e comercialização de itens da produção baiana de 15 territórios, tudo online.

Somente neste mês de dezembro foram retomadas feiras e eventos presenciais com as medidas preventivas de combate à COVID-19 – entre os dias 1 e 6 foi realizada uma Feira de Economia Solidária em Vitória da Conquista, no Shopping Conquista Sul, e agora teremos outra edição no Shopping Jequitibá, em Itabuna.