agri alba (3)Está disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a relação dos trabalhos técnicos, científicos e populares, que serão apresentados na 4ª edição do Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar, com o tema: Agricultura Familiar da Bahia: Meio Ambiente Vivo e Alimentação Saudável. O evento, que acontecerá no dia 10 de dezembro de 2020, integra a programação da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, maior feira da agricultura familiar do país, que será realizada, 100% on-line e gratuita, no período de 5 a 13 de dezembro.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), em parceria com a Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.

Serão apresentados trabalhos de pesquisadores, professores e estudantes, de nível médio/técnico e superior, extensionistas de entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares experimentadores, povos e comunidades tradicionais e representantes de organizações sociais.

“Teremos a apresentação de 40 trabalhos, divididos em relatos de experiência técnica, trabalhos científicos e relatos de experiência popular. Nosso objetivo em realizar o simpósio é dar espaço para todos os tipos de conhecimento, desde os experimentais aos mais sofisticados, que são desenvolvidos na academia. O simpósio irá trabalhar temas que valorizam os produtos da sociobiodiversidade e o papel que a agricultura familiar hoje tem na conservação do meio ambiente e, principalmente, na produção de alimentos saudáveis. Esse é o grande diferencial da agricultura familiar, que nós queremos demonstrar neste simpósio”, destaca o coordenador da Cepex, José Tosato.

Tosato ressaltou ainda que é importante valorizar as universidades e institutos de ensino e todos os trabalhos. Entre eles, estarão sendo apresentados: Agricultura Familiar e consumo responsável: iniciativas de enfrentamento da pandemia; Uma proposta de desenvolvimento socioambiental para a agricultura familiar do Sul da Bahia; Feira agroecológica e solidária da EFAMI: estratégia para o fortalecimento da educação camponesa e agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: alternativas por meio do cultivo de umbu gigante; entre outros.

Os objetivos do simpósio são: identificar, estimular e disseminar pesquisas e experiências técnico-científicas e populares em agricultura familiar desenvolvidas no estado da Bahia; reconhecer e divulgar pesquisas e experiências técnico-científicas e populares em agricultura familiar desenvolvidas no estado da Bahia; Destacar trabalhos e experiências que contribuam com a temática da conservação ambiental e alimentação saudável.

Os trabalhos abordaram os seguintes temas: Padrões de produções e consumo sustentáveis pela agricultura familiar; Políticas e ações para a sustentabilidade da agricultura familiar; Soluções criativas e agricultura familiar; e Clima, territorialidade e alimentos saudáveis.