A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, através da Patrulha Guardiã Maria da Penha, vai realizar um pit stop na próxima quinta (19) e sexta-feira (20). As atividades vão acontecer nas praças do Pedro Jerônimo, São Caetano, Califórnia e Santo Antônio. Tem por objetivo ressaltar a importância desse equipamento de defesa às mulheres, e celebrar o primeiro ano da Patrulha Guardiã de Itabuna, que presta atendimento à mulheres vítimas de violência e possuem medidas protetivas.6AC1E940-7010-4A2B-B996-C988988786C1
Pela manhã, as atividades, entre elas, a distribuição de panfletos e brindes, serão realizadas no Pedro Jerônimo. Já pela tarde, as ações irão acontecer no bairro São Caetano. Na sexta-feira, as equipes vão estar no bairro Califórnia e em seguida, Santo Antônio.
A Patrulha é considerada uma das mais eficientes da Bahia, por atuar em tempo integral. Em um ano, cinco agressores foram presos em flagrante. “Nossa meta é conscientizar às mulheres para a importância de denunciar as agressões e aceitar ajuda”, disse o secretário Valci Serpa, que instituiu o comando.
Os guardas civis municipais que integram a Patrulha foram capacitados para dar um atendimento adequado a quem sofre violência. “Precisamos reduzir os números da violência contra a mulher e vamos conseguir com o apoio da sociedade e das forças de segurança”, frisou o secretário.
Para a coordenadora da Patrulha Guardiã, GCM Valéria Nascimento, as mulheres estão mais empoderadas, mas o trabalho não pode parar. “A maioria das vítimas não sabem o que é violência doméstica e acreditam que ela só acontece quando há agressão física” ponderou.