2BDB4E00-7B1A-4B7F-B4EC-D05E02503240

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) retomou as atividades do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST) do Residencial Gabriela, que tem como finalidade auxiliar a comunidade no processo de inserção no espaço de moradia, visando o fortalecimento de vínculos comunitários e no desenvolvimento da autonomia dos moradores. Somente no Residencial Gabriela, existem 1056 unidades habitacionais.

Vale ressaltar que o PDST estava suspenso por conta da pandemia, e foi retomado agora com o apoio da Caixa Econômica Federal e da empresa CIDE, contratada pela Prefeitura de Itabuna para executar o projeto. O retorno das atividades aconteceu com uma reunião de apresentação e reprogramação do projeto, que contará com atividades em diferentes eixos, tais como: socioambiental, de geração de emprego e renda e o eixo comunitário.

Entre as atividades a serem realizadas: palestras de convivência comunitária, atualização cadastral para conhecer as necessidades dos moradores, e disponibilização de cursos para aulas de violão (20 vagas) e de cavaquinho (20 vagas), através do projeto Samba Gabriela. Também haverá curso de Libras com a disponibilização de 15 vagas, oficina Papo Jovem, Cine Gabriela que ocorrerá no mês de dezembro, escolinha de futebol com 60 vagas para o mês de dezembro, e oficinas de dança, zumba e de capoeira, que também terão início em dezembro.

Ainda como parte do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial Gabriela, haverá oficina “Conquistando um emprego”, curso de manicure e unha em gel, e curso de design de sobrancelhas. De acordo com a SAS, o projeto elaborado pela Divisão de Melhoria Habitacional é executado pela CIDE e acompanhado pela Caixa Econômica Federal, que faz os repasses dos valores do projeto Minha Casa Minha Vida, que são destinados a esse trabalho social.

Nesta quarta-feira, 18, haverá reunião no Residencial Jubiabá e amanhã (19) no Residencial São José, para apresentação dos projetos e retomada nesses residenciais.