Cuidados que você precisa tomar pós-castração do seu pet

Hannah Thame

htPensando na relevância desse tema, preparamos um post com dicas práticas para auxiliar os tutores a cuidarem de seus melhores amigos no momento do pós-operatório.

1. ESTEJA PREPARADO E BEM EQUIPADO
O primeiro passo para garantir a segurança dos animais no pós-operatório de uma castração é estar preparado e ter os principais materiais sempre à mão. Por isso, antes mesmo da cirurgia, vá às compras e adquira:
gazes; ataduras; algodões; antisséptico; luvas descartáveis; esparadrapo;
tesoura.

Nada demais, certo? No entanto, ter todos esses itens garantirá mais comodidade para você e para seu animalzinho — já que evita saídas desnecessárias de última hora para comprar os produtos que são indispensáveis para fazer os curativos.

2. APAGUE AS LUZES E MANTENHA O PET AQUECIDO
Quando chegar com seu animalzinho da clínica ou do hospital, mantenha as luzes apagadas, já que a luminosidade excessiva causa muito desconforto nesse momento.

ht 23. FIQUE DE OLHO E MANTENHA O ANIMALZINHO PROTEGIDO
Apesar de simples, a castração é uma cirurgia que merece cuidados redobrados. Por isso, coloque sempre a proteção do animal em primeiro lugar, evitando que ele desça de móveis ou suba em locais altos — isso evitará quedas que podem romper os pontos, principalmente caso seu pet seja uma fêmea.

4. DEIXE O ALIMENTO DISPONÍVEL E NÃO FORCE A BARRA
É importante deixar o alimento em um local acessível e manter bastante água disponível, mas não force a barra. Lembre-se de que alguns desconfortos (mesmo vômitos) são normais após a castração, e que nem sempre o pet comerá assim que chegar em casa. Nesse caso, forçar a alimentação pode fazer com que ele vomite ou fique estressado.

5. OUÇA O MÉDICO E FAÇA OS CURATIVOS CORRETAMENTE
A frequência e a maneira de fazer os curativos serão determinadas pelo médico veterinário responsável pela cirurgia de seu animal.

Por fim, contar com a participação do médico veterinário nos cuidados pós-castração é fundamental! Por isso, informe-se sobre os procedimentos com antecedência e tire todas as suas dúvidas. Estar bem informado e bem assistido são as melhores maneiras de lidar com esse momento e garantir que seu pet se recupere rapidamente!