unime“Mais News, Menos Fake”. Esse é o slogan da campanha educativa realizada pelos alunos do curso de Jornalismo da Unime Itabuna em combate a desinformação e às fake News durante o processo eleitoral municipal de 2020. O projeto é realizado pela disciplina de Jornalismo Especializado que aborda o jornalismo político e a disciplina de Webjornalismo, com a orientação do professor Diêgo Raniery.

A campanha eleitoral nunca ocorreu de maneira tão intensa na internet, sobretudo com a suspensão das atividades presenciais por conta das aglomerações em combate à novo coronavírus. Assim, a Justiça Eleitoral e especialistas no assunto ressaltam a importância do jornalismo profissional no combate à desinformação e às fake news, que podem desestabilizar o processo eleitoral.

Para isso, os estudantes estão produzindo cards e materiais educativos que serão postados nas redes sociais com o objetivo de inibir a prática de notícias falsas durante este momento tão importante para os municípios do Brasil.

“O jornalismo profissional é essencial na disseminação da verdadeira informação, pois não basta apenas informar, é preciso levar informação consistente à população”, João Maria Lós, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), em matéria publicada pelo site Correiodoestado.com.br

Você pode acompanhar todo o material no instagram oficial do curso @unimejornalismo.