hanna thame fisioterapia animal
prefeitura itabuna coronavirus 155 livros do thame

shopping jequitiba

Projeto vai capacitar catadores de materiais recicláveis no Sul da Bahia

visita aterro sanitário Porto SeguroO Pró-Catador Rede Sul será executado em Itabuna e outros seis municípios da região Sul da Bahia. O projeto prevê capacitações para catadores de materiais recicláveis fornecendo-lhes apoio teórico técnico – tanto aos catadores organizados, quanto aos não organizados. Com a chancela da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre), a ação tem apoio da Associação Beneficente Josué de Castro e do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul.

Uma equipe multiprofissional de biólogos, assistente social, educador físico e técnicos de ensino médio integra o projeto que será realizado nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro. Os recursos para a execução do Pró-Catador Rede Sul são do Ministério da Cidadania e da Setre.

Será feito um trabalho de acompanhamento e auxílio para valorização dos profissionais que atuam com resíduos recicláveis – monitoramento fundamental para o tripé da sustentabilidade que considera o caráter social, econômico e ambiental. O trabalho de acompanhamento é semelhante ao que já é desenvolvido pelo Cesol Litoral Sul que já atende e acompanha associados da região gerando renda e condições dignas de trabalho.

Ao longo da execução – que vai até dezembro de 2020 – serão realizadas formações, capacitações com profissionais, distribuição de kits de apoio, distribuição de EPIs (calda de brim, camisa de brim, bota, luvas, máscaras com filtros, bonés e Big bags ) para catadores dos municípios envolvidos no projeto. Além disso, haverá também transferência de maquinários para cidades com cooperativas consolidadas.

Para o coordenador do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, a ação leva dignidade aos profissionais que são tão essenciais na sociedade. “São pessoas que muitas vezes são marginalizadas pela sociedade, mas que desenvolvem um trabalho importantíssimo, sobretudo em tempos atuais em que nos preocupamos tanto com sustentabilidade e com o meio ambiente. O Pró-Catador Rede Sul vai levar a essas pessoas informações e conhecimento que sem dúvida alguma agregarão para o trabalho e para a vida destes cidadãos – além de equipamentos, fardamento e inclusão social.”, conclui.

REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO

Na última sexta (23), foi realizada a primeira visita ao aterro sanitário de Porto Seguro onde reuniu associados da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Porto Seguro (Cooperaporto). Houve também uma reunião com o secretário de Trânsito e Serviços Públicos, Fabio Costa e Silva, e o presidente da Cooperaporto, Marcos Silva Nunes. As ações de articulação contaram com a presença de Thiago Fernandes. Nos próximos dias outros técnicos do projeto seguem acompanhando os grupos de catadores nos sete municípios do território.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
outubro 2020
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031