unimeMedo de contrair a Covid. Tensão diante das notícias. Ansiedade motivada pelo distanciamento social. Esses são só alguns dos sentimentos vivenciados na pandemia que mostram a importância dos cuidados com a saúde mental. Em Itabuna, para ajudar a lidar com as emoções neste período, a Unime está com atendimentos psicológicos gratuitos, de forma online.

 

Os atendimentos são realizados por meio de videochamadas de segunda a sexta-feira em horários previamente agendados. Para marcar, os interessados devem entrar em contato pelo perfil @psiunime.itabuna no Instagram, informando na caixa de mensagens seu nome e telefone para agendamento, ou preencher o formulário disponível neste link.

 

Os serviços, que incluem psicoterapia breve e psicodiagnóstico para posterior encaminhamento à rede de saúde, são prestados por estudantes do 8º ao 10º semestre do curso de Psicologia da faculdade. Ao todo, 80 alunos da Unime Itabuna estão envolvidos nesses atendimentos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países mais ansiosos do mundo. 9,3% da população no país, o equivalente a 19,4 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade. Em relação à depressão, os índices também assustam: 5,8% dos brasileiros apresentam a doença.

 

Nesse cenário, a pandemia torna a população ainda mais suscetível, de acordo com a doutora em Psicologia Social e coordenadora do curso de Psicologia da Unime Itabuna, Gleicimara Queiroz Klotz. Para ela, iniciativas como essa da faculdade são essenciais para ajudar aqueles que precisam de suporte psicológico.

 

“Em um momento de fragilidade como o atual, temos tido mais ocorrências de adoecimento mental, e muitos locais que prestavam serviços desse tipo estão fechados. Assim, o plantão psicológico da Unime acaba atendendo uma população que ficou vulnerável em meio à pandemia”, observa a professora.