WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

outubro 2020
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Castração: Mitos e Verdades

Dra. Hannah Thame

 htAo adquirir um animal de estimação é comum surgirem dúvidas por parte de seus tutores. Entre os principais questionamentos está o dilema da castração. Bem, castração é a uma das respostas que dou para várias perguntas que me fazem sobre cães e gatos.

– O que fazer para que o meu cão/gato não tenha crias indiscriminadamente?
– Como posso diminuir o risco do meu bichano contrair doenças?
– O que fazer para meu cão/gato deixar de ser territorialista?

– Como deixa-los mais tranquilos dentro de casa?

A castração não é a única resposta, mas é uma solução bastante eficaz. O procedimento consiste na remoção dos testículos, em machos, e do útero e ovários, em fêmeas. Pode ser realizado em animais ainda filhotes, a partir de quatro meses de idade, sem que haja interferência em seu desenvolvimento. Para definir qual o melhor momento é necessário que seja feito um acompanhamento por um profissional capacitado, sendo imprescindível a avaliação do Médico Veterinário.

ernesto geladeiraCom relação aos mitos, será que a castração engorda? De fato, após a castração ocorrem alterações hormonais que levam a mudanças no organismo. Pode ocorrer uma diminuição do gasto de energia e uma menor capacidade de controle da saciedade. Caso o animal tenha um estilo de vida sedentário (falta de caminhadas e brincadeiras) e haja predisposição genética para ganho de peso, facilmente podem se tornar obesos. Sendo assim, são necessários cuidados especiais com a alimentação para que efeitos indesejáveis não se sobreponham aos ganhos à saúde.

A castração deixa o animal apático? Voltamos então à questão da obesidade. Caso o animal venha a adquirir muito peso, poderá cansar-se facilmente e não terá a mesma disposição. Logo, vale reforçar a questão dos cuidados com alimentação de um animal castrado.

A castração é um ato de crueldade? Não! É uma cirurgia simples e com pós-operatório tranquilo, especialmente em animais jovens e sem histórico de doenças.

Só se deve castrar a fêmea após o primeiro cio? Ao contrário do que imaginam a cadela não fica “triste” por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Estudos afirmam que a incidência de câncer de mama diminui em 95% em fêmeas castradas antes do primeiro cio.

A castração resolve todos os problemas de temperamento canino? Não! A castração não substitui a socialização ou o adestramento, apenas os complementa.

Enfim, se você adotou, resgatou, ou até mesmo comprou um animal de estimação, e tem receio de castrá-lo, saiba que a castração é um ato de amor e cuidado com ele e de comprometimento com a causa animal.

 

(*) A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária e Mestre em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz

1 resposta para “Castração: Mitos e Verdades”

  • Dra Hannah!Tudo bem?Tenho uma cachorrinha Shih Tzu, ela está com 15 anos e ficou cega, sofro com isso, mas não tem mais solução, porque não foi visto logo no início… Para que isso não aconteça, quais são os cuidados que deve-se tomar?

    Se não puder responder, não tem problema…

    Atenciosamente

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia