verTodos os estudantes da Rede Municipal de Ensino com idade entre 5 e 14 anos estão sendo convocados para receberem medicação específica e a Secretaria da Educação orientou o chamamento para esta segunda por ser o dia dos pais e responsáveis dos estudantes do 1º ao 8º anos irem buscar nas escolas os primeiros blocos de atividades no sistema de aulas não presenciais, englobando, então, a maior parte do público alvo.

A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, e o secretário municipal de Saúde, Emerson Oliveira, visitaram o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron – IMEAM (Centro) e acompanharam in loco as ações da campanha.

Com o tema “Verminose: é melhor prevenir e tratar”, a campanha atendeu quase 8 mil crianças e adolescentes. Para a professora Nilmecy Gonçalves, o sucesso dos resultados contou com alguns componentes essenciais: a ação estratégica da Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Programa de Saúde na Escola (PSE), da assessoria da Saúde Escolar da SME, o apoio dos gestores escolares e funcionários das escolas, o envolvimento da Secretaria de Saúde, com suas equipes de trabalho (os servidores dos postos de saúde e unidades básicas no entorno dos estabelecimentos de ensino) e ainda o empenho do Programa Saúde na Escola, que envolve profissionais das duas secretarias.

Gonçalves disse ainda que “as ações do Programa Saúde na Escola nunca foram tão preponderantes em tudo o que se realiza no âmbito das atividades não presenciais, mesmo porque, quando temos as aulas nas escolas, o professor ou o diretor encaminha um aviso para os pais através dos estudantes e o contato fica aprimorado. Com a pandemia, essa possibilidade não existe, então tudo tem que ser feito através dos telefonemas, dos recados, da comunicação efetiva em rede e isso precisa de um impulso maior quando se trata de cuidar da saúde. Então, o PSE está ativo, operacionalizado, orientando e fomentando esse cuidado, que é essencial tanto para Secretaria da Educação, quanto para a Secretaria de Saúde”, disse.

O secretário Emerson Oliveira elogiou os protocolos de proteção à saúde frente à pandemia de COVID-19, impressionado que ficou com os atendimentos: “Pais e responsáveis, estudantes, profissionais, todo mundo está cumprindo rigorosamente o distanciamento mínimo, usando máscaras, álcool em gel e tudo o mais. Isso significa que os trabalhos nas unidades escolares têm tido respostas positivas sobre como proceder em todas as demandas que surgirem, especialmente na perspectiva das atividades não presenciais e a cidade de Itabuna tem se destacado por implementar de maneira assertiva e corajosa um protocolo tão bem definido e desenhado”, comentou.